domingo, 20 de maio de 2012

DEZ ANOS DE TIMOR LIVRE




O Povo - Unilab

Para comemorar, instituição e estudantes prepararam ampla programação para esta 2ª feira

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), instalada no município de Redenção, a 63 km de Fortaleza (região de Baturité) comemora, amanhã, uma década de independência do Timor-Leste da Indonésia (Sudeste Asiático).

Um dos países mais jovens do mundo, Timor-Leste, historicamente conhecido como Timor Português, foi colônia do país ibérico até 1975. Três dias depois da emancipação, foi invadido pela Indonésia - ocupação que durou 24 anos.

Maior comunidade

Se os dez anos da independência já são motivos para festa (a comemoração acontece este domingo, em Timor), em se tratando do Ceará, tem um ingrediente especial: o Estado, especificamente, Redenção, concentra mais timorenses do que em todo o resto do Brasil. A estimativa é da embaixada de Timor.

Atualmente, 72 estudantes de graduação daquele país estão matriculados nos cursos da Unilab, sendo o país líder em estudantes estrangeiros na instituição.

Parcerias e integração

A programação em Redenção começa às 10 horas, com palestras a apresentações culturais dos próprios estudantes. Após a solenidade de abertura, dirigida pelo reitor Paulo Speller, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Umberto Euzébio, fala sobre vivências e imagens, a partir da história de Timor.

Euzébio é professor da Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, oferecida pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares (Ceam).

Para os organizadores do evento, a comemoração da independência fora do país de origem - que também terá apresentações musicais e comidas típicas -, reflete os vínculos entre o Brasil e o Timor, também traduzidos em vários programas e convênios de cooperação entre os dois governos.

ENTENDA A NOTÍCIA

Comunidade timorense que estuda na Unilab, em Redenção, comemora, com eventos culturais e palestras, os 10 anos de emancipação de Timor-Leste da Indonésia. Independência aconteceu 24 anos depois de invasão.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Brasil poderia abrigar uma grande comunidade de timorenses. Assim como angolanos, poderíamos ter ao menos 5 mil timorenses vivendo no Brasil

Mais lidas da semana