sábado, 26 de maio de 2012

PM apela à nova geração para pensar, ler e discutir mais para que Estado prevaleça



MSE - Lusa

Díli, 26 mai (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou hoje à nova geração de timorenses para pensar, ler e discutir mais para que o Estado prevaleça.

"O Estado necessita que a nova geração pense mais, leia mais e discuta mais, senão o Estado afunda-se, porque não tem capacidade de olhar para as situações, discernir e tomar decisões. Este é o meu apelo", afirmou Xanana Gusmão.

O primeiro-ministro timorense falava durante a apresentação do seu livro "Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense", lançado hoje na feira do livro de Díli, organizada pela cooperação portuguesa.

"Apesar de estarmos todos engalfinhados na luta pelo poder, que é normal num país democrático, criando partidos, tentando vencer eleições, nós da velha geração sentimos que a nova geração tem de começar a ser mais analítica, a ser mais pensadora e a contribuir com uma coesão de pensamento para que este país prevaleça", salientou Xanana Gusmão.

Segundo o primeiro-ministro, o país tem elementos válidos que estão dispersos por razões políticas e profissionais, mas também por "preguiça de ativar o raciocínio".

"O lançamento deste livro é um apelo para a nova geração para que pensem, para que escrevam", insistiu, salientando que é preciso haver preocupação com o futuro da Nação.

Ainda sobre o livro, apresentado pelo antigo reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste Benjamim Corte-Real, Xanana Gusmão disse ser uma modesta contribuição para o país.

"Não é uma obra literária é, sobretudo, a expressão de sentimentos sobre a realidade e o futuro", afirmou.

Xanana Gusmão terminou o discurso com uma declaração pública de amor à mulher Kristy Gusmão, quem responsabilizou pela sua "devoção ao país".

"Às vezes as nossas relações pessoais, sociais, podem ou não influenciar muito o empenho que queremos dar ao país ou algum projeto, ela foi fundamental nesta caminhada de dez anos. I love you (Amo-te)", afirmou.

O livro, da Porto Editora e já disponível nas livrarias em Portugal, reúne um conjunto de discursos proferidos por Xanana Gusmão enquanto chefe de Estado timorense (2002-2007) e como primeiro-ministro do país, funções que cessa brevemente.

Timor-Leste realiza eleições legislativas a 07 de Julho.

"Estou velhote, faço 66 este ano e vou caminhando para a reforma, ainda bem que há a lei sobre ex-titulares", brincou Xanana Gusmão, que já anunciou que se vai recandidatar ao cargo.

Opinião Página Global

Uma pergunta: A prevalência de que Estado se refere Xanana Gusmão, ao Estado de Corrupção e da Miséria em que a vasta maioria dos timorenses mal sobrevivem? (AV)

Sem comentários:

Mais lidas da semana