sábado, 19 de maio de 2012

Timor-Leste: Independência comemorada com tomada de posse do novo



SBR/MSE - Lusa

Díli, 19 mai (Lusa) - O 10.º aniversário da restauração da independência em Timor-Leste vai ser assinalado hoje com a tomada de posse do novo Presidente, Taur Matan Ruak.

A tomada de posse está marcada para as 22:30 de hoje (14:30 em Lisboa), mas o discurso do novo Presidente só acontecerá aos primeiros minutos de domingo (16:00 em Lisboa).

O Presidente português, Cavaco Silva, o chefe de Estado indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, o antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan e os governadores-gerais de Austrália e Nova Zelândia, Quentin Bryce e Anand Satyanand, respetivamente, estão de visita oficial ao país e assistirão às cerimónias.

Do programa de visita provisório do Presidente da Indonésia, a que a agência Lusa teve acesso, consta uma visita ao cemitério de Santa Cruz, do qual em 1991 foram divulgadas imagens -- de timorenses massacrados por tropas indonésias - que chocaram o mundo e mobilizaram a comunidade internacional para reivindicar a independência do território.

No domingo, as cerimónias começam às 08:00 (00:00 em Lisboa), com o içar da bandeira nacional, um desfile militar e a inauguração do Arquivo e Museu da Resistência Timorense, onde o primeiro-ministro e líder histórico da resistência, Xanana Gusmão, fará um discurso.

É também no domingo que Taci Tolu, onde há dez anos foi proclamada a restauração da independência, vai ser palco de uma série de concertos, que prosseguem até dia 26.

O Governo de Timor-Leste deu três dias de tolerância de ponto - quinta, sexta e segunda-feira -- aos funcionários públicos para participarem nas comemorações e a capital timorense, Díli, está enfeitada com bandeiras e as cores nacionais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Taur Matan Ruak,

Não faça como o Horta que à frente diz uma coisa e por trás faz outra. O que o Horta diz não se escreve, trata-se de um jornalista mentiroso, que foi Presidente por fatalidades da história.

Está na hora de correr com o Gregório de Sousa e o Hernani Coelho, esses cobardes ladrões da sombra do Horta, que fazem parte do Comité Central da Fretilin.

Os Bois têm nomes e está na hora de correr com eles para Bécora, fazer em Bécora uma ala para curros ladrões é necessário.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Ai se a Lucrécia fala-se!!! Vai de férias, volta para o mês que vem.

Anónimo disse...

lalika koalia barak... laran moras..

Mais lidas da semana