quinta-feira, 17 de maio de 2012

Timor-Leste: MNE apresenta exposição "Timor no Mundo" e livro de testemunhos



MSE - Lusa

Díli, 17 mai (Lusa) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste abriu hoje as portas para apresentar uma exposição sobre o país no mundo e o livro "Por Timor", com testemunhos de várias personalidades sobre os primeiros dez anos da restauração da independência.

A exposição e a apresentação do livro "Por Timor - Memórias de Dez Anos de Independência" estão inseridas nas comemorações do 10.º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, que se celebram no domingo.

"Este livro é um contributo para a memória no futuro e creio que a nova geração de timorenses precisa de saber aquilo que foi o percurso de Timor nos últimos dez anos", afirmou o chefe da diplomacia timorense, Zacarias da Costa.

Zacarias da Costa falava à agência Lusa no final da apresentação do livro em Díli numa cerimónia onde participaram dezenas de pessoas, incluindo o Presidente cessante, José Ramos-Horta, que fez o prefácio da obra, juntamente com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

O livro de Sónia Neto, assessora e chefe de gabinete no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste entre 2001 e 2007, é dedicado a Timor-Leste.

Além dos testemunhos de Susilo Bambang Yudhoyono, Presidente da República da Indonésia, de Ramos-Horta, do atual primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e de Taur Matan Ruak, Presidente eleito de Timor-Leste, e do Presidente português Cavaco Silva, o livro tem ainda testemunhos do antigo Presidente da República dos Estados Unidos, Bill Clinton, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Depois daquela cerimónia, foi inaugurada a exposição "Timor no Mundo", que retrata a história do país.

A exposição, uma iniciativa do francês Frederic Durand, retrata através de imagens e pequenos textos, em inglês e português, a história de Timor-Leste.

A exposição começa com as ligações comerciais com os povos da região até à restauração da independência, em 20 de maio de 2002.

"É também um contributo ainda que de outra forma, em imagens e textos muito sucintos, daquilo que é Timor e o seu percurso no Mundo", explicou o ministro.

A exposição vai depois andar em itinerância pelas escolas do país.

Aviso aos leitores de Página Global

BOICOTE A NOTÍCIAS DE CAVACO SILVA NA VISITA A TIMOR-LESTE E "ARREDORES" – Página Global dá conhecimento aos leitores que em protesto contra a inexistência de uma publicação diária online em língua portuguesa sobre a realidade timorense vai boicotar a publicação de notícias referentes a Timor-Leste que envolvam a visita do PR de Portugal, Cavaco Silva, para as comemorações dos 10 anos da independência do país, assim como todas as outras notícias relativas a Cavaco nesta sua deslocação a países daquela parte do mundo. Consideramos inadmissível que 10 anos após a independência não exista um único órgão informativo em português sobre a atualidade timorense, apesar de a língua portuguesa ser considerada constitucionalmente língua oficial daquele país. (Redação PG)


2 comentários:

Anónimo disse...

Será que podemos saber o porquê do branqueamento de um ou uns nomes?

Página Global disse...

O "branqueamento" que refere é exclusivamento no que está relacionado com o PR português (de triste atualidade e memória) Anibal Cavaco Silva. Conforme anunciamos em rodapé da notícia.
Terão de ter paciência mas é a nossa posição. Para a qual pedimos a vossa compreensão.

Agradecidos

Mais lidas da semana