sábado, 2 de junho de 2012

AGIOTAGEM E CONTO DO VIGÁRIO


Clicar na imagem para ampliar

Carvalho da Silva – Jornal de Notícias, opinião

O povo português, como outros povos europeus, vive submetido a processos de agiotagem cada vez mais refinados e, em Portugal, o conto do vigário tornou-se prática da governação económica e política. Os portugueses foram convidados a fazerem de conta que eram ricos e embalados em falsas festas de modernidade, autênticas cortinas de fumo que escondiam negociatas e fraudes monumentais. Depois, passaram a ser acusados de irresponsáveis e de terem andado a viver acima das suas possibilidades.

Mas quem foram ao longo dos anos os "irresponsáveis", ou seja, os verdadeiros responsáveis pelas dificuldades em que vivemos e pelas limitações em que hoje se nos apresenta o futuro?

O relatório do Tribunal de Contas sobre as parcerias público-privadas é mais uma peça que confirma os negócios ruinosos feitos por vários governos. Trata-se de um processo prenhe de ilegalidades, de enganos, de fraudes e vigarices feitas sobre a riqueza e o interesse de todo um povo.

As promessas do primeiro-ministro de repor a legalidade nesses negócios não têm concretização possível, por duas razões: primeiro, o problema fundamental é a génese subversiva desse tipo de parceria; segundo, o Governo está de corpo e alma nos pressupostos políticos e nos objetivos económicos que sustentam essas parcerias. O problema só será resolvido quando tivermos um Governo identificado com os interesses do povo e não com os interesses egoístas dos grandes acionistas da banca e dos grupos económicos.

A trapalhada em que está envolvido o ministro Relvas é outra expressão das manipulações e atuações antidemocráticas. A insistência no distanciamento do ministro em relação a um dos "operários" das jogadas chantagistas com que estes processos se desenvolvem e os argumentos "legalistas" e formais que o primeiro-ministro, o Governo, os partidos do poder e outra gente do centrão político vão repetir, só agravarão a situação. O povo ficará mais descrente no Governo e nas instituições. Acumulam-se assim graves riscos para a democracia.

Entretanto, os mandantes da União Europeia, do FMI e os agiotas internacionais prosseguem a imposição de brutais políticas de austeridade a Portugal e a outros países. O processo de destruição dos direitos dos trabalhadores e do Estado Social, e o empobrecimento da generalidade dos povos intensifica-se.

A agência Bloomberg, em nota recente, afirma não poder haver um devedor irresponsável sem que exista um outro irresponsável que tenha pensado fazer um bom negócio à conta de emprestar a juros ao primeiro. Foi isso mesmo o que começou por se concluir em 2007 quando o castelo de cartas da finança desregulada começou a cair nos EUA.

Quando a bolha imobiliária, alimentada pela avalanche de crédito rebentou, muita gente pensou (justamente desejou) que tinha acabado a festa da finança desregulada, mas isso foi um brutal engano.

As juras dos governantes dizendo aos povos que os especuladores iam ser castigados e todo o roubo reposto, foi outro conto do vigário.

Na Europa, ao longo da década do euro, parte das economias que utilizaram esta moeda, a começar pela alemã, tornaram-se extraordinariamente excedentárias, ao mesmo tempo que outra parte, incluindo a Grécia, Portugal, a Espanha e a Itália, se tornaram extraordinariamente deficitárias. Isso aconteceu porque as economias excedentárias desenharam a integração europeia e as suas políticas internas com esse objetivo: abriram a Europa às importações asiáticas, garantindo para aí exportações de alta tecnologia, alargaram a União Europeia a Leste, criando bases manufatureiras de trabalho qualificado e barato. No plano interno, comprimiram os salários e, por fim, criaram o euro. Como resultado, as periferias ficaram cada vez mais desindustrializadas e improdutivas. Estas políticas destruíram e destruirão muita coisa e, seguramente, o Estado Social. Há que derrotá-las!

Na realidade, vistas as voltas que o dinheiro dá, os "resgates" das periferias mais não são do que um saque organizado dos acionistas dos bancos alemães e outros, isto é, dos tais verdadeiros "irresponsáveis" que não se cansam em apontar o dedo para a irresponsabilidade alheia.


5 comentários:

Anónimo disse...

Hi thегe! Ι геаlize thіs іѕ sort of οff-topic hоwever I had to asκ.
Dоes operating a wеll-eѕtаblishеd blog like уours
requirе а lot оf woгκ?
I'm completely new to blogging however I do write in my diary everyday. I'ԁ lіke to staгt a blog so
I will be аble to shаre my perѕonal experienсе anԁ thoughts
onlіne. Plеase let mе κnow if you haѵe anу iԁеas οг tіps fοr brаnd new asρiгing blog
ownerѕ. Apprecіate it!

http://www.gοoruze.com/membегѕ/cсtѵsecurityρros/
my website > TENS machines

Anónimo disse...

Τhis iѕ the гight blog for anybοdy who wishes to find out abοut this
tоρiс. You undeгstand a whole lot itѕ almoѕt hаrd to агgue ωith you (nοt that I really would want to…HaНa).
You cеrtainly put a fresh sρіn οn a tοpic that has bеen disсussеd foг a long
tіme. Eхcellent stuff, ϳuѕt grеat!


my web ѕіte: Http://Www.Utilitytruck1.Com

Anónimo disse...

I am now not positive ωhere you're getting your info, however good topic. I must spend a while finding out much more or figuring out more. Thanks for wonderful information I used to be in search of this info for my mission.

My page: tens

Anónimo disse...

Very energetic blog, I enϳοyed that bit. Will there
bе а part 2?

Feel free to viѕit mу ωeb blog taxi grapevine
my site: taxicab euless

Anónimo disse...

Excellent pοst. I was chеcking сonstantly this blog
and I аm imprеsseԁ! Extremely useful info specially the last part :
) I care for such info much. I wаs seeκing thіs particular іnfo for a very long time.
Thank you and gooԁ luck.

Feel free to surf to my wеblog ... irving taxi service

Mais lidas da semana