segunda-feira, 25 de junho de 2012

Angola: ESTADO MAIOR DAS FAA E O COMUNICADO DA MENTIRA



William Tonet – Angola 24 Horas

Esta última manifestação de antigos combatentes desmobilizados das FAPLA, vergonhosa para o regime, não teve início no dia 20 de Junho, mas nos 07, 14 e 15.06, da semana passada. Nesse dia, cerca de dois mil militares manifestaram-se em Luanda, reclamando contra o abandono a que estão votados e o desleixo que merece o tratamento a que são sujeitos.

Na nossa edição da semana passada fizemos uma abordagem deste acontecimento e escrevemos. «São homens de se dedicaram de corpo e alma a um ideal que nem sempre é recompensado, ou seja, a defesa de valores que lhes ensinaram que eram sagrados. Acontece que esses valores sagrados deviam ser exclusivamente os da defesa da Pátria e com o passar do tempo e sob influência do partido no poder, transformaram-se em defesa de uma parcela da Pátria, não da Pátria no seu todo, no que ela tem de mais sagrado, a sua unidade. Dessa deriva causada pelos principais dirigentes do país resultou uma situação de conflito, agravada por circunstâncias de diversa origem, nomeadamente as que estão ligadas a não observância de compromissos laborais, como, por exemplo, o pagamentos das pensões decorrentes das cotizações da Segurança Social que eles efectuaram durante anos a fio!»

Com estas palavras ficou tudo dito no que toca ao essencial deste desaguisado entre o Executivo e os militares manifestantes. E a primeira coisa que há a descorticar neste tipo de situação resume-se a um questionamento sobre as características das FAA enquanto instituição do Estado: é apartidária ou partidária? Em vésperas de eleições esta é a grande questão que se coloca.

Pelos vistos, por alguns pronunciamentos e posições acirradas em relação a alguns partidos políticos a nítida impressão que colhe é de ela se colocar na maioria das vezes no papel de extensão do MPLA.

O Estado Maior General das FAA (EMGFA), emitiu no dia 16 passado (sábado) um comunicado no qual é dada uma informação que não passa de uma fantasia imaginada pelos seus mentores, pois ao afirmar que a manifestação tinha raízes políticas e a UNITA; o Bloco Democrático e a CASA-CE estavam implicados na sua eclosão, é, nada mais nada menos que uma redonda e pura mentira. Nenhum político ligado à UNITA, ao Bloco Democrático e, ou, à CASA –CE tinham organizado fosse o que fosse.

Porém, esta fantasiosa tirada do EMGFA tinha alguma réstia de colagem com a aparência daquilo que se estava a passar no terreno, pois quem esteve no quartel das transmissões das FAA, isso é verdade, foi o mais simplesmente possível, William Tonet, na qualidade de desmobilizado e em nenhum momento se escondeu. Tanto assim que se apresentou junto do alegado mediador, Bento Kangamba, o qual se encontrava dentro de uma viatura hermeticamente fechada e sob forte escolta de militares da Polícia Militar, da PIR e de guardas da UGP.

Recorde-se ainda que William Tonet foi um dos desmobilizados, que se opôs a outros momentos de ira, como impedir a audição de Kangamba ou mesmo lhe virassem o carro como se chegou a sugerir. Ninguém dos desmobilizados falou de política, com excepção do mediador que várias vezes evocou o nome do MPLA e do seu presidente.

A omissão deste facto por parte do Estado Maior General das FAA, indicia que esta instituição que deve ser apartidária e independente das tentaçõespartidocratas, considera o MPLA, o único partido político angolano, com legitimidade de fazer política nos quarteis.

Desta forma, as FAA consideram que o MPLA é o Estado e o Estado é o MPLA. Erro que mais cedo ou mais tarde alguém há-de pagar. E o mais certo é vir a ser o pvo de Angola a ter que pagar as despesas, os estragos e as misérias de tão má desgovernação.

William Tonet

1 comentário:

Anónimo disse...

nigh healing mоdаlities Marga, left wing-Handeԁ ωay of life аnd sometimes negatively called Califoгnia tantric masѕage or the furor of exaltation.
Foг anything you want to pоrtion
On that point trу to soothe or calm thеmselves afterwardѕ
a ѕtrenuous day. As for mу nuisance, it comes аnd gоеs
Unrеmarkably unannounced, but thе inԁependеnt remainder for me
is that tο mоve lento with сalm and deliberate
movements.

Here is my web page: sensual massage in London

Mais lidas da semana