sábado, 2 de junho de 2012

EUA vão transferir maior parte da frota naval para o Pacífico até 2020 - Leon Panetta



RTP - Lusa

Os Estados Unidos vão transferir a maior parte da sua frota naval para o Pacífico até 2020, no quadro de uma nova estratégia militar focada na Ásia, declarou hoje o Secretário norte-americano da Defesa, Leon Panetta, em Singapura.

A decisão de colocar mais navios no Oceano Pacífico, paralelamente ao reforço das parcerias militares na região fazem parte de um esforço "deliberado" destinado a dinamizar o papel dos Estados Unidos numa zona considerada vital para o futuro da América, acrescentou Leon Panetta, que participa numa cimeira sobre segurança e defesa em Singapura, organizada pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) com sede em Londres.

O Secretário da Defesa norte-americana disse que até 2020 a Marinha vai reposicionar 60 por cento das suas forças para o Pacífico, num esforço que compreende seis porta-aviões, assim como a maior parte dos navios e submarinos.

"O exército chinês está em expansão e modernização. Devemos permanecer vigilantes. Nós devemos ser fortes. Devemos estar prontos para enfrentar qualquer desafio", disse Panetta.

"Mas o mais importante é abrir uma nova era de cooperação em matéria de defesa" entre os Estados Unidos e os países asiáticos, sublinhou.

Atualmente a Marinha norte-americana dispõe de 285 navios, metade deles no Pacífico.

Washington prevê igualmente aumentar o número de exercícios militares na região do Pacífico e o uso de armas de tecnologia avançada.

No início de janeiro, o presidente Barack Obama anunciou que a nova estratégia militar norte-americana fazia da Ásia, e não mais da Europa, a sua prioridade estratégica, ao lado do Médio Oriente.

Sem comentários:

Mais lidas da semana