domingo, 3 de junho de 2012

Guiné-Bissau: Zamora Induta e Fernando Gomes estão em Portugal -- CPLP



PSP – FP – Lusa, com foto

Lisboa, 02 jun (Lusa)- Os dirigentes guineenses Zamora Induta e Fernando Gomes encontram-se desde sexta-feira em Portugal disseram hoje à Lusa fontes da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Zamora Induta, ex-chefe das Forças Armadas da Guiné Bissau, e Fernando Gomes, ministro do Interior do Governo de Carlos Gomes Júnior, estiveram em dois países africanos antes de chegarem a Portugal.

Os dois estiveram refugiados na embaixada da União Europeia em Bissau. Zamora Induta desde o mês de Março e Fernando Gomes após o golpe militar de 12 de Abril.

Zamora Induta pediu refúgio na delegação da União Europeia em Bissau a 21 de março, três dias depois de ter sido assassinado na capital guineense Samba Djaló, o ex-chefe das informações militares do país quando Zamora Induta era o chefe das Forças Armadas.

O ministro do Interior do governo deposto pelo golpe de Estado de 12 de abril estava desde essa altura refugiado no mesmo local.

No passado dia 24 de maio os dois abandonaram as instalações da União Europeia em direção ao Senegal, partindo depois para a Gambia, onde permaneceram até viajarem para Portugal.

A 22 de maio, na última conferência de imprensa do Comando Militar que fez o golpe de Estado no país, o porta-voz dos militares, Daba Na Walna, lembrou a "morte brutal" de Samba Djaló a 18 de março, no dia da primeira volta das eleições presidenciais.

"Mas ninguém perguntou quem foi que fez isso. Os militares é que são os maus da fita, eles é que mandaram matar. Desafio as autoridades competentes para investigar a que façam uma investigação séria. Perguntem ao Zamora Induta porque é que está refugiado na sede da União Europeia. Perguntem ao Zamora Induta de quem é que ele tem medo. Se dos militares ou se de quem matou Samba Djaló", disse Daba Na Walna na altura.

Sem comentários:

Mais lidas da semana