domingo, 3 de junho de 2012

São Tomé e Príncipe: Jorge Amado é "virtual" presidente do MLSTP-PSD



MYB - Lusa

São Tomé, 02 Jun (Lusa) - Jorge Amado foi hoje eleito candidato único à presidência do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), principal partido são-tomense da Oposição.

Doutorado em ciências agrárias pela Academia Veterinária de Moscovo e licenciado em engenharia zootécnica, Jorge Amado, 58 anos, foi eleito hoje por unanimidade no Conselho Nacional do seu partido, depois de derrotar três outros candidatos na votação na Comissão Politica Nacional realizada no princípio da semana.

Antigo ministro da agricultura em 2004, no governo de Maria das Neves e atual embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan, função que exerce desde 2009 o virtual líder do MLSTP-PSD vai ao congresso extraordinário do partido marcado para o dia 09 deste mês como candidato único apenas para ser ratificado.

Jorge Amado que torna assim no sexto presidente do MLSTP desde a abertura do arquipélago a democracia em 1990 prometeu em declarações a Agencia Lusa "não defraudar as expectativas dos militantes" do seu partido.

"O MLSTP precisa de um líder forte, com capacidade de mobilização, com sentido de responsabilidade e de servir o partido e a nação e eu prometo que tudo farei para que isso seja uma realidade", disse à Lusa.

Concorreram ao cargo de presidente do MLSTP-PSD outros tres candidatos, nomeadamente Carlos (Ito) Gomes, antigo presidente da Comissão do Golfo da Guiné, posteriormente substituído por Miguel Trovoada, Osvaldo Vaz, director geral da Sonangol em São Tomé e Príncipe e Alcino Barros Pinto, antigo ministro do Equipamento Social e Ambiente.

Um comunicado distribuído no final da reunião refere que Jorge Amado que já exerceu três mandatos como deputado do principal partido da oposição, liderou a "lista única que foi aprovada por consenso", pelo conselho nacional principal órgão de decisão do partido.

O conselho nacional "mandatou" ainda a direcção cessante dos sociais-democratas liderado por Aurélio Martins a "promover o mais rapidamente possível reuniões de informação e de esclarecimento com todas as estruturas distritais e regional visando disseminar os contornos e objectivos do consenso alcançados", antes do congresso extraordinário marcado para 09 deste mês.

Sem comentários:

Mais lidas da semana