quinta-feira, 12 de julho de 2012

A ÁGORA AFRICANA (4)



Rui Peralta

Gana

O Anansi – que em linguagem Twi significa aranha – é um novo web browser, criado pelo estudante ganês de 22 anos Raindolf Owusu, de Acra. A Softepedia.com adicionou o Anansi ao seu sistema de base de dados. 75% dos downloads efectuados para utilização do Anansi são provenientes de utilizadores situados fora do continente africano. É um programa fácil de usar que permite acessos rápidos a qualquer página de web. Bastante interactivo é também um gestor de downloads, opimo para musica e imagem e excelente para trabalhar em redes instáveis. O Anansi pode ser encontrado em http://www.softpedia.com/get/internet/browsers/anansi-browser.shtml

Mais de metade dos 24 milhões de ganeses vivem nas cidades e principais áreas urbanas do país, crescendo a população urbana 3,4% ao ano, o que faz com que o país tenha uma das maiores taxas de crescimento urbano do mundo.

A sul-africana Petro SA está em negociações com a estatal ganesa GNPC para aquisição de uma pequena parte desta empresa.

Angola

Os angolanos vão ter serviços de alta velocidade, 4G, iguais aos da UE e dos USA, graças a um projecto de 100 milhões de USD, uma parceria da angolana Movicel com a chinesa ZTE, que fornecerá todo o equipamento. Na primeira fase os serviços 4G serão instalados em Luanda e Cabinda, sendo depois alargados, por fases, ao resto do território nacional.

A Sonangol está a desenvolver a refinaria do Lobito, com o objectivo de refinar o crude utilizado para venda aos países vizinhos. Numa primeira fase esta refinaria produz 120 mil barris por dia e passará depois a 200 mil barris por dia.

Tanzânia

Um projecto de um milhão de USD da Metro Network – pertencente á Six Telecoms Data Company - para instalação de cabo de fibra óptica permitirá a ligação entre as principais cidades do país e optimizará a ligação com as comunidades rurais. A instalação deverá estar concluída no último trimestre do ano.

O governo tanzaniano vai adquirir 15 % de todas as companhias mineiras - nacionais privadas ou estrangeiras - que operam no país. O Acordo de Mineração de 2010 prevê que as estatais Stamico e NDC estejam representadas em todas os contractos estabelecidos com as companhia mineiras estrangeiras ou nacionais privadas. O objectivo do governo, com o aumento da participação do sector público, é incrementar as receitas provenientes do sector, que actualmente representam 2,7 % das receitas nacionais, para 10,7% em 2015.

A Ophir Energy realizou uma grande descoberta de gás natural.

Quénia

Em 2010 o Quénia investiu 1,3 mil milhões de USD em projectos de energia eólica, geotérmicos, mini hidráulicas e biocombustíveis.

A Kenya Airways projecta ampliar serviços para os USA, Canadá, América do Sul e Austrália, em 2017, tornando-se numa das poucas companhias aéreas que voam para todos os continentes. Estão também planificados 7 novos destinos para a China, 6 para a India e 3 para diferentes países da Asia, ainda em negociação, para além do reforço da sua presença na Europa e no Médio Oriente. Em 2013 a companhia viajará para todos os países africanos e para a próxima década adicionará mais 60 destinos em 32 países, reforçando com mais 107 aviões a sua actual frota.

A Tullow Oil encontrou mais petróleo na região de Ngami.

Namíbia

A Air Namíbia iniciou novas rotas para Harare, Ondjiva e Gaborone, reforçando as ligações comerciais com o Zimbabwe, Angola e Botswana.

Etiópia

A Ethiopian Airlines treinou 8 pilotos no 787 Dreamliner, nos Serviços de Voo da Boeing de Gatwick, Londres.

Ruanda

A Turkish Airlines irá inaugurar 3 voos semanais entre Kigali e Istambul e pretende investir no sector de produção de electricidade no Ruanda.

Malawi

As escolas de enfermagem do Malawi vão receber formação da Escola de Ciências da Enfermagem da Universidade Britânica de East Anglia, no âmbito de um programa para capacitação e requalificação dos técnicos de enfermagem especializados nos cuidados maternos e pediátricos para as zonas rurais. No curso os estudantes de enfermagem desenvolvem também capacidades na utilização da Internet e dos telemóveis nas suas áreas de serviço. Está também a ser criada, numa parceria entre o Ministério da Saúde e a East Anglia University, uma nova base de dados para os cudados materno-infantis das comunidades rurais.

Zâmbia

A economia zambiana crescerá 7,7% este ano, segundo o FMI, sendo o cobre e a agricultura os principais motores deste crescimento.

Moçambique

O governo moçambicano está a rever as leis de investimento estrangeiro e das companhias privadas nacionais no sector da mineração e do gás. A nova legislação em estudo prevê uma maior participação do sector público moçambicano nestes sectores. Por sua vez a norte-americana Anadarko Petroleum programa investir 18 mil milhões de USD na indústria de gás em Moçambique, sector que atrai também os investimentos da Petronas da Malásia e da sul-africana Sasol.

A Cove Energy e a ENI encontraram grandes quantidades de gás natural. A Cove Energy é sócia da Anadarko Petroleum e a ENI é sócia da Galp Energia.

Água

O continente africano assenta num vasto reservatório subterrâneo de água, cujo volume é muito superior ao encontrada á superfície do continente, mais de 100 vezes a renovação anual dos recursos de água e 20 vezes o volume de água dos seus lagos. Muitos dos aquíferos subterrâneos transportam água desde um período anterior a 5 mil anos, ainda o Sahara não era deserto. Além do mais estas águas subterrâneas são muito mais límpidas e filtradas do que a agua encontrada á superfície. Investigadores do British Geological Survey (BGS) e do Universidade Colegial de Londres (UCL) mapearam o volume e o potencial deste recurso de água subterrânea. O maior reservatório está situado no Norte de Africa, na região sedimentária da Líbia, Argélia e Chade.

Gabão

O governo gabonês disponibilizou 183 milhões de USD numa pareceria com a multinacional de Singapura, Olam para o desenvolvimento de plantações de borracha e construção de uma unidade processadora.

O Gabão possui mais de 5 milhões de hectares de terras aráveis não utilizadas, 800 km de costa e uma Zona Económica Exclusiva com mais de 200 mil km quadrados, para projectos de pesca e excelentes condições climatéricas para projectos agrícolas e pecuários. O governo gabonês pretende incrementar o contributo da agricultura para o PIB, dos actuais 5% para 20% até finais da década.

Nigéria

A Afren fez nova descoberta de petróleo no bloco Ebok North Fault no sudoeste do país.

A norte-americana Conoco-Phillips planeia vender parte dos seus interesses onshore, offshore, nos campos de gás e de petróleo e a sua participação no LNG a empresas nigerianas, chinesas, indianas e sul-coreanas.

Fontes
African Business, nr. 387, Junho 2012
New African, nr. 517, Junho 2012

Sem comentários:

Mais lidas da semana