domingo, 22 de julho de 2012

Angola: POLÍCIA DISPARA NA BARRIGA DE MULHER GRÁVIDA




Club K, com foto

Por se manifestar pela falta de luz eléctrica

Luanda - A divisão da polícia Nacional do Sambizanga chefiada pelo superintendente Francisco Noticia (foto) voltou a envolver-se em actos de violência contra os cidadãos manchando o consulado do ministro Sebastião Martins. Esta terça-feira um dos agentes daquelaa divisão disparou contra uma senhora grávida e contra um outro cidadão, que tomaram parte numa manifestação que visou protestar por estarem há mais de cinco anos sem luz eléctrica, no bairro São Pedro da Barra.

Após terem protestado os moradores foram autorizados a ligar um PT- Postos de transformação de electricidade naquela redondeza. Logo a seguir agentes da polícia nacional afectos a 10ª esquadra do Sambizanga apareceram no local opondo-se contra a população e na sequência de trocas de palavras um dos agentes fez ameaças de morte disparando contra uma mulher grávida. A senhora foi atingida no intestino grosso enquanto que um cidadão foi atingido no pé. A senhora grávida encontra-se internada no hospital Américo Boavida.

A Rádio Eclésia que noticiou o assunto tentou contactar a divisão da polícia do Sambizanga mas estes recusaram-se a prestar declarações por alegada falta de orientação superior.

De referir que esta é a segunda vez que, num espaço de menos de uma semana, agentes da polícia do Sambizanga se envolvem em actos indecorosos. No último sábado, o comandante da referida divisão, Francisco Noticia liderou pessoalmente uma sessão de violência contra o jovem manifestante Pedro Malembe depois de o manter algemado por mais de 3 horas e com aos mãos a inflamar.

As autoridades competentes no caso do Ministro do Interior e Comandante Geral da Polícia ainda não reagiram às ações de repressão levadas a cabo pelo comando do Sambizanga. A evidência da conivência está numa revelação feita por Francisco Noticia, na presença de jornalistas da TPA e Zimbo, segundo os quais estariam apenas a cumprir ordens superiores.

Sem comentários:

Mais lidas da semana