quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bissau: Governo de transição promete reação para "muito breve" à exclusão na cimeira



MB - Lusa

Bissau, 11 jul (Lusa) - O Governo de transição da Guiné-Bissau prometeu hoje "para muito breve" uma reação à decisão da CPLP de o país ser representado na próxima cimeira da organização pelos líderes depostos no golpe de Estado de 12 de abril.

"Não tínhamos essa informação. Estamos a tê-la agora quanto à posição da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]. Naturalmente que o Governo de transição irá posicionar-se muito brevemente, uma vez que nós estávamos, precisamente, à espera do posicionamento da CPLP", disse o porta-voz do Governo de transição, Fernando Vaz.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, afirmou hoje que a representação da Guiné-Bissau na cimeira de Maputo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) "deve ser assegurada pelas autoridades que derivam do voto popular".

À saída do conselho de ministros extraordinário da CPLP, em Lisboa, o ministro disse aos jornalistas que o país deve ser representado pelas autoridades eleitas "e não por quaisquer outras de natureza violenta pela forma como se instalaram no poder", referindo-se aos autores do golpe de Estado de 12 de abril.

O chefe da diplomacia portuguesa disse ser uma posição de "consenso" e "coerente com as posições de princípio" que têm vindo a ser assumidas pelo bloco lusófono em relação à situação política na Guiné-Bissau.

Questionado pela agência Lusa sobre se é real a possibilidade - falada nos meios políticos nos últimos dias em Bissau - de o Governo de transição abandonar a CPLP, Fernando Vaz disse que "naturalmente que todas as hipóteses estão em cima da mesa".

A cimeira de chefes de Estado e de Governo dos países da CPLP está marcada para dia 20, em Maputo.

O golpe de Estado na Guiné-Bissau ocorreu a 12 de abril, na véspera do início da segunda volta da campanha eleitoral para as eleições presidenciais.

Um Governo de transição, negociado entre o grupo de militares responsáveis pelo golpe (autointitulado Comando Militar) e a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, foi nomeado e deverá promover a realização de eleições no prazo de um ano

No entanto, as autoridades de transição não são reconhecidas pela restante comunidade internacional.

Na reunião de hoje em Lisboa, a Guiné-Bissau foi representada pelo ministro dos negócios estrangeiros deposto pelo golpe de Estado de 12 de abril, Djaló Pires.

Governo de transição dá pensão sobrevivência à viúva de Amílcar Cabral

Lusa

Bissau, 11 jul (Lusa) - O governo de transição da Guiné-Bissau decidiu hoje passar a atribuir uma pensão de sobrevivência à viúva de Amílcar Cabral, fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, anunciou o porta-voz do executivo.

Segundo Fernando Vaz, a decisão foi tomada numa reunião extraordinária do conselho de ministros, realizada hoje e que analisou, entre outros assuntos, a atribuição do montante mensal de cinco milhões de francos CFA (7.600 euros) a Ana Maria Cabral.

"Este governo de transição encontrou uma situação inacreditável, ou seja, das 400 pessoas que recebem uma pensão de sobrevivência a família de Amílcar Cabral não gozava desse direito", disse Fernando Vaz, também ministro da presidência do Conselho de Ministros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana