segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cabo Verde/Eleições: FRANCISCO TAVARES REELEITO EM SANTA CATARINA



A Semana (cv)

O candidato do MpD à Câmara de Santa Catarina de Santiago, Francisco Tavares, venceu as eleições por uma diferença de 29 votos. Entretanto duas incógnitas restam desta noite eleitoral:os resultados da mesa de Cruz Grande não foram afixados e, no final, não houve comemorações nem declaração de vitória e/ou de derrota. Tavares chegou a agendar um encontro com a imprensa mas no último minuto recuou. Cautelas que se justificam diante de uma disputa tão apertada.

Em Cruz Grande, a mesa que levou uma eternidade a contar os votos e a divulgar os resultados, o MpD obteve 186 votos para a Câmara, contra 159 do PAICV. Para a AM, o MpD conseguiu 186 votos e o PAICV 160. Mais célere foram os escrutinadores da mesa de Boa Entrada que, por volta das 20h30, publicavam os editais que ditaram a vitória do MpD por dois votos na Câmara e por um voto na Assembleia Municipal.

A confirmarem-se estes resultados, o MpD vence a Câmara de Santa Catarina, mas perde a Assembleia Municipal para o PAICV, que, sem as mesas de Boa Entrada e Cruz Grande, tinha uma vantagem de 36 votos na AM. Elementos afectos à candidatura tambarina já cantam vitória na Assembleia Municipal, mas o MpD alega que tem na sua posse outros números que também lhe garantem o triunfo na AM.

O certo é que o MpD conquista mais uma Câmara – soma 13 CM contra oito do PAICV -, numa lógica de poder que ainda vai dar muito que falar, quanto mais não seja porque pela primeira vez o país vai ser confrontado com o desafio de uma coabitação tão complexa. Os dois maiores partidos são chamados a compartilhar o poder numa mesma câmara - 6 a 5, segundo os resultados provisórios. E se se confirmar que o PAICV vence na AM, estas eleições em Santa Catarina inaugura um novo ciclo no poder local em Cabo Verde. Isso, se os novos órgãos eleitos conseguirem passar no teste de convivência com que o povo de Santa Catarina os desafiou.

O país viveu os últimos 22 dias de Julho em suspenso e ao longo do dia de Domingo esteve com os olhos postos em Santa Catarina. Os partidos políticos também mudaram os seus “quartéis generais” para a cidade do Planalto, com alguns dirigentes a “instalarem-se com armas e bagagem" em Santa Catarina. Fala-se em compra de consciência, visitas nocturnas e atestados médicos falsos, que mancham a democracia cabo-verdiana. Mas o povo, que é soberano, decidiu que a CM continuará a ser governada pelo MpD, ainda que tenha de partilhar quase a meio o poder com o PAICV.

Sem comentários:

Mais lidas da semana