terça-feira, 3 de julho de 2012

Cabo Verde/Eleições: JMN acusa MpD de fraude eleitoral em Santa Catarina



A Semana (cv), com foto

José Maria Neves afirmou esta segunda-feira que o PAICV vai “até às últimas consequências” para não deixar fugir “na secretaria” a vitória do PAICV domingo passado em Santa Catarina de Santiago.

O líder tambarina ao dar conta da reviravolta que aconteceu na contagem dos votos, quando o PAICV ia à frente, disse; “Os dados que foram introduzidos posteriormente são adulterados a partir de editais que estão todos rasurados, numa grande fraude eleitoral a favor do MpD. Desta vez, o PAICV vai até às últimas consequências e não vamos aceitar de maneira nenhuma a vitória do MpD na secretaria”, mostra firmeza José Maria Neves, para acrescentar que o seu partido obteve uma “grande vitória” nesta que é a praça política mais importante do interior de Santiago.

Entretanto, JMN espera a recontagem dos votos por parte da CNE para confirmar a vitória nas eleições de domingo.

Paul e Tarrafal de São Nicolau: as duas “grandes surpresas” para JMN

O PAICV perdeu as Câmaras Municipais do Paul e de Tarrafal de São Nicolau. Facto que leva o líder tambarina a afirmar que foram as “duas grandes surpresas” destas eleições autárquicas.

“Os dois presidentes, Vera Almeida e António Soares, fizeram um grande trabalho, cumpriram em quase 100 por cento a sua plataforma eleitoral sufragada em 2008, e só razões de gestão política poderão justificar a perda destas duas câmaras. Entretanto, parabenizamos os dois presidentes pelo trabalho e pelo desempenho, boa governação e transparência ao longo dos quatro anos”, exortou José Maria Neves, que também não deixou de analisar a derrota de Camilo Gonçalves na Brava, após oito anos a gerir os destinos da ilha.

“Relativamente à Brava, temos indicação de um forte desgaste de Camilo Gonçalves e que os resultados eram mais ou menos previsíveis, porque durante a campanha eleitoral não conseguimos contrariar essa tendência”, frisa.

Mas não só de derrotas viveu o PAICV nas autárquicas. E JMN começa por anunciar a “grande vitória” do seu partido ao conquistar a Câmara Municipal do Porto Novo, com uma lista encabeçada por Rosa Rocha, a única mulher eleita edil nestas eleições locais. Mas também realça o facto de o seu partido conseguir melhorar o score nos municípios do Maio, Sal, Ribeira Grande e Tarrafal de Santiago.

JMN quer “reanalisar” Código Eleitoral

Todas as campanhas eleitorais em Cabo Verde são manchadas com as denúncias de ambos os partidos de compra de votos e de consciência. Sobre estes alegados “ilícitos eleitorais”, José Maria Neves considera que “as coisas foram longe demais e que as autoridades competentes devem agora fazer as averiguações e tomar medidas cabíveis, doa a quem doer”. E para evitar males maiores no futuro, o líder do PAICV considera que se deve "reanalisar o Código Eleitoral" para “eliminar todos eventuais perigos que ainda existem”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana