segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cabo Verde/Eleições: RESULTADOS RETIRADOS DA INTERNET POR AVARIA TÉCNICA



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 02 jul (Lusa) - Uma "avaria técnica" numa base de dados tirou da Internet a página oficial com os resultados finais provisórios das eleições autárquicas de domingo em Cabo Verde, numa altura em os principais partidos políticos tocam acusações de corrupção eleitoral.

Fonte oficial cabo-verdiana disse à agência Lusa que o sistema instalado no Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), que centraliza a receção e divulgação dos resultados eleitorais, foi abaixo e que ainda não se detetou qual o problema.

Com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) cabo-verdiana incontactável, desconhecem-se ainda os resultados finais da votação, pois faltavam apurar cinco ou sete assembleias de voto, conforme as informações, todas da ilha de Santiago, encerradas que estão as contagens dos boletins nas restantes oito ilhas habitadas.

A Lusa tem tentado contactar quer a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) quer a CNE quer ainda o NOSI, o que ainda não foi possível.

A avaria surge depois de na manhã de hoje os presidentes das duas maiores forças políticas de Cabo Verde - Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e do Movimento para a Democracia (MpD) - terem trocado acusações de fraude eleitoral.

Segundo os últimos resultados oficiais provisórios, e com sete mesas por apurar (de acordo com a última informação disponibilizada na Internet pela DGAPE), o MpD venceu em 14 das 22 câmaras do país, mais duas do que nas eleições de 2008, com o PAICV a ganhar as restantes oito.

Sem comentários:

Mais lidas da semana