sexta-feira, 20 de julho de 2012

Portugal - Freeport. Tribunal do Barreiro manda investigar José Sócrates



Solange Sousa Mendes – i online

Advogado do ex-primeiro-ministro considera lamentável que tribunal retome suspeitas

O tribunal do Barreiro mandou investigar os actos de José Sócrates e eventuais pagamentos ilegais que se lhe tenham sido feitos, na altura em que era ministro do Ambiente. Para isso, já mandou extrair uma certidão com o objectivo de apurar todo o seu envolvimento no caso Freeport.

Apesar de o mesmo tribunal ter absolvido Charles Smith e Manuel Pedro do crime de tentativa de extorsão, considera que há “fortes indícios” de que foram feitos pagamentos a alguém do Ministério do Ambiente e da administração pública.

O colectivo de juízes decidiu pela extracção da certidão, porque considerou credíveis os depoimentos três testemunhas, sem ligação entre si, que afirmaram o mesmo: que Manuel Pedro lhes disse que tinham sido feitos pagamentos ao ex-primeiro-ministro.

No fim da leitura do acórdão, que durou mais de três horas, o juíz lembrou que José Sócrates poderá defender o seu nome, depois de nunca ter sido ouvido em qualquer momento.

A advogada dos dois arguidos, Paula Lourenço, afirmou estar "satisfeita" com a sentença, porque "a abolição era uma certeza desde o primeiro dia". Além disso, disse que o tribunal passou um atestado de incompetência ao Ministério Público, que investigou o caso, durante seis anos.


Sem comentários:

Mais lidas da semana