segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reino Unido: ESCÂNDALO ABALA BANCOS



Presseurop - The Times - 29 junho 2012

O Royal Bank of Scotland deverá ser multado em cerca 150 milhões de libras (186 milhões de euros) por abuso de mercado, num momento em que o escândalo da "manipulação de taxas" alastra a outros bancos do Reino Unido, noticia The Times.

Este diário acrescenta que, antes, o escândalo atingiu o Barclay’s, que foi condenado ao pagamento de uma multa recorde de 290 milhões de libras (359 milhões de euros) por manipulação das taxas de juro interbancárias, tendo havido pressões no sentido da demissão do presidente executivo do banco, Bod Diamond. A notícia da multa provocou uma descida de mais de 3 mil milhões (3,7 mil milhões de euros) na cotação das ações do banco. O mesmo diário, escreve, em editorial:

Bod Diamond é um homem íntegro… No entanto, a instituição a que Diamond preside reconheceu infrações muito graves, que constituem um exemplo das preocupações relativas à corrupção moral no centro da banca de investimento… [Diamond] tem que transmitir uma mensagem inequívoca sobre o comportamento que espera dos banqueiros, a responsabilização do chefe e os valores da City. A maneira mais rápida e eficaz de o fazer seria afastar-se… Seja de que maneira for, Diamond tem que mostrar que o problema termina com ele.

Sem comentários:

Mais lidas da semana