segunda-feira, 16 de julho de 2012

Timor-Leste: Hipótese de distúrbios fazia parte de cenário pós-eleitoral - Nuno Melo



IG (JCS/MSE) - Lusa

Bruxelas, 16 jul (Lusa) -- O eurodeputado português Nuno Melo (CDS-PP) disse hoje à Lusa que a possibilidade de distúrbios tinha sido abordada quando se debateram os cenários pós-eleitorais, mas acredita que a situação em Timor-Leste se normalizará rapidamente.

"Acredito que tudo se normalizará rapidamente", disse Nuno Melo - que chefiou a missão de observação da União Europeia às legislativas de Timor-Leste.

"Quando saímos de Timor-Leste [na terça-feira], a ocorrência de incidentes era tida como possível num cenário pós-eleitoral", adiantou à Lusa.

O eurodeputado salientou ainda que, segundo as informações que tem, os incidentes que ocorreram no domingo "são pontuais" e elogiou a intervenção da Guarda Nacional Republicana de Portugal, que teve "um papel extraordinário".

As legislativas de 07 de julho decorreram, reiterou, "de forma transparente, isenta e sem quaisquer incidentes".

Melo lembrou também que Timor-Leste é "uma democracia recente, com dez anos de vida, cujas tensões ainda se notam".

Nas legislativas de 07 de julho, o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), de Xanana Gusmão, angariou 36,68 por cento dos votos, garantindo 30 lugares no Parlamento, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) 29,89 por cento dos votos e 25 lugares, o Partido Democrático (PD) 10,30 por cento e oito lugares e a Frente Reconstrução Nacional de Timor-Leste (Frente Mudança) 3,11 por cento dos votos e dois lugares.

O CNRT, que ganhou sem maioria absoluta as legislativas timorenses, decidiu convidar o Partido Democrático e a Frente Mudança para formar o próximo governo, rejeitando uma coligação com a Fretilin.

O Partido Democrático (PD) aceitou hoje integrar a coligação governamental.

Nota Página Global: Se Melo diz agora que as eleições em TL decorreram "de forma transparente, isenta e sem quaisquer incidentes", porque razão quando estava ainda no país declarou que a um jornal timorense que "foram detetados casos de votos comprados"? Referindo mais não poder dizer por o caso se encontrar enquadrado no segredo de justiça? Isso significa que afinal as eleições não foram tão "limpas" como também diz. Ou não será?

Sem comentários:

Mais lidas da semana