terça-feira, 3 de julho de 2012

Timor/Eleições: ASDT quer povo timorense livre de qualquer escravidão



MSE - Lusa

Díli, 03 jul (Lusa) - O presidente da Associação Social-Democrata Timorense (ASDT), João Correia, candidato às legislativas de sábado, disse em entrevista à agência Lusa que o partido quer o povo de Timor-Leste livre de "qualquer escravidão".

"A ASDT está comprometida com o progresso do povo Maubere para ter condições de vida melhores. Queremos fazer com que o povo sinta que é livre de qualquer tipo de escravidão", afirmou João Correia.

Segundo o presidente da ASDT, a escravidão refere-se ao facto de Timor-Leste ainda continuar "debaixo das potências estrangeiras", do dólar, e porque o povo ainda sofre de muitas carências que o impedem de ter bem-estar.

"A ASDT quer o bem-estar do povo. O bem-estar implica muita coisa. É ter acesso a todos os privilégios do Estado como comer, beber, vestir, acesso à saúde", explicou.

Segundo João Correia, durante a campanha eleitoral para as legislativas de sábado, que termina na quarta-feira, a ASDT comprometeu-se a dar um modo de vida mais digno à população.

O partido viveu nos últimos meses um problema de liderança que ficou sanado com a decisão do Tribunal de Recurso de Timor-Leste de entregar a liderança a João Correia.

Questionado sobre se os problemas internos prejudicaram o partido, o líder admitiu que o eleitorado da ASDT dispersou, mas que muitos estão a regressar.

Em 2007, a ASDT obteve o terceiro lugar nas legislativas, com uma coligação com o Partido Social-Democrata (PSD), acabando por integrar o Governo liderado por Xanana Gusmão.

Sobre o futuro, João Correia admitiu à Lusa que a ASDT está preparada para trabalhar num governo de coligação pós-eleitoral com os partidos favoritos a vencer o escrutínio, que considerou serem a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) ou o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT).

Sem comentários:

Mais lidas da semana