terça-feira, 24 de julho de 2012

UE rejeita pedido de Israel para colocar Hezbollah na "lista negra"



PCR – Lusa, com foto

Bruxelas, 24 jul (Lusa) - A União Europeia (UE) rejeitou hoje um pedido do chefe da diplomacia israelita, Avigdor Lieberman, para colocar o Hezbollah na lista negra de organizações terroristas após o mortífero atentado da semana passada na Bulgária.

"Não existe consenso para colocar o Hezbollah na lista de organizações terroristas", declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros cipriota, Erato Kozakou-Marcoullis, cujo país ocupa a presidência semestral da UE.

A ministra precisou que a UE poderá adicionar o Hezbollah à lista de organizações terroristas caso surjam provas tangíveis de envolvimento em atos terroristas.

O atentado terrorista, o primeiro do género na Bulgária, provocou a morte a cinco israelitas e ao condutor búlgaro do autocarro que transferia os turistas que tinham aterrado no aeroporto de Burgas, uma estância balnear do Mar Negro.

Israel acusou o Irão de ter ordenado, e o movimento xiita de ter executado o atentado, uma sugestão que já foi negada por Teerão e pelo Hezbollah.

Durante o encontro anual entre as duas partes, e sentado ao lado da homóloga cipriota, o chefe da diplomacia israelita considerou que "chegou o momento de colocar o Hezbollah na lista de organizações terroristas da Europa".

"Isso daria um bom sinal à comunidade internacional e ao povo israelita", acrescentou Lieberman.

Kozakou-Marcoullis fez questão de recordar que o Hezbollah é uma organização que, à margem do braço armado, inclui um partido "ativo na política libanesa".

Sem comentários:

Mais lidas da semana