sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Angola: CONFIEM NA CNE PORQUE NÃO HÁ OUTRA, MPLA FALA EM “IRRESPONSABILIDADE”

 


CNE considera "infundadas" reclamações da UNITA
 
23 de Agosto de 2012, 18:39
 
Luanda, 23 ago (Lusa) - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola anunciou hoje em Luanda que considera "infundadas" as reclamações da UNITA e apelou ao partido para que colabore para que o processo eleitoral decorra com toda a normalidade.
 
O anúncio foi feito pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, após cerca de cinco horas de reunião para discutir queixas do principal partido da oposição angolana sobre os preparativos para as eleições gerais marcadas para 31 de agosto.
 
Esta decisão da CNE abre caminho à "manifestação popular" de protesto, convocada pela UNITA contra o que considera ser a organização do escrutínio "à margem da lei".
 
A manifestação, prevista para sábado na capital angolana, realizar-se-á seis dias antes da votação.
 
"O plenário da CNE considerou não existirem razões, não existirem motivações ancoradas na Constituição e na Lei para fundamentar as questões suscitadas pelo partido político UNITA no memorando que submeteu à apreciação da CNE", referiu Júlia Ferreira.
 
Segundo a porta-voz da CNE, foram feitas vários apelos no sentido de a UNITA "pautar a sua conduta em conformidade com os ditames da Constituição e da lei".
 
"A CNE está devidamente organizada para que efetivamente todo o povo angolano, todos os cidadãos eleitores possam continuar a confiar na CNE enquanto órgão condutor deste processo", adiantou.
 
Na fase de perguntas e respostas, Júlia Ferreira reiterou o apelo à UNITA para que tenha "uma postura mais condizente com aquilo que é de facto um Estado democrático e de direito, no sentido de não serem postas em causa conquistas inalienáveis (...) como a consolidação da democracia e paz que custou tanto aos angolanos, o derrame de sangue, de lágrimas".
 
"Pedimos que o partido político UNITA colaborasse mais com a CNE no sentido de cumprir com as nossas orientações, no que toca, por exemplo, à questão dos delegados de lista, à entrega da lista nominal dos seus delegados, e com noutras tarefas, outras atividades do exercício da lei em que notamos que não houve essa necessária prontidão deste partido", referiu Júlia Ferreira.
 
Para a porta-voz, não faz agora sentido que este partido venha agora "reclamar, e com alguma agressividade, que foi isso que nós sentimos no teor do memorando apresentado pela UNITA, quando ela própria se abstém de dar passos concretos que permitam à CNE cumprir cabalmente com as obrigações legais".
 
NME
 
MPLA diz que manifestações em campanha são "uma irresponsabilidade"
 
24 de Agosto de 2012, 00:21
 
Luanda, 24 ago (Lusa) - A convocação de manifestações em plena campanha para as eleições gerais de 31 de agosto em Angola foi considerada na noite de quinta-feira "uma irresponsabilidade política" por um alto dirigente do MPLA, partido no poder.
 
"É uma irresponsabilidade política fazer uma manifestação neste momento, pois o povo angolano está com o MPLA e, no dia 31, ninguém vai impedir este de ir as urnas e votar no partido", afirmou Bento Bento, cabeça de lista do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) por Luanda e primeiro secretário partidário nesta província, citado pela agência Angop.
 
Bento Bento falou aos jornalistas no final de reunião do partido para preparar uma marcha de militantes do MPLA e o encerramento da campanha eleitoral, na mesma noite em que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou infundadas as queixas da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) sobre alegadas fraudes eleitorais em curso.
 
A UNITA ameaçou realizar uma "manifestação popular" em Luanda, no dia 25, caso a CNE não recuasse em relação às exigências do maior partido de oposição, e admitiu impedir a votação no dia 31.
 
A direção do partido do Galo Negro esteve reunida em Luanda após ser conhecida a decisão da CNE e convocou para hoje de manhã uma conferência de imprensa para formalizar o anúncio do protesto.
 
Em reação aos últimos acontecimentos, Bento Bento elogiou o trabalho da CNE e disse que o povo angolano está maduro e não aposta em "confusionistas ou intriguistas".
 
"Para Angola e para os angolanos, o partido sério é o MPLA e o candidato é o Presidente José Eduardo dos Santos", declarou o dirigente do partido maioritário, acrescentando que "as manobras dilatórias de manifestações perpetradas pela oposição não passam disto".
 
No sábado, Bento Bento disse à Lusa que se a UNITA confirmasse uma manifestação, o MPLA iria responder com uma contramanifestação.
 
Para o dia 25, está previsto em Luanda um protesto de ex-militares angolanos contra alegados incumprimentos no pagamento de pensões, subsídios e vencimentos e também um comício da Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral, que é considerada uma terceira via entre o MPLA e UNITA e que também contesta a ação da CNE.
 
A CNE anunciou na quinta-feira em Luanda que considera "infundadas" as reclamações da UNITA e apelou ao partido para que colabore para que o processo eleitoral decorra com toda a normalidade.
 
O anúncio foi feito pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, após cerca de cinco horas de reunião para discutir queixas do principal partido da oposição angolana sobre os preparativos para as eleições gerais.
 
"O plenário da CNE considerou não existirem razões, não existirem motivações ancoradas na Constituição e na Lei para fundamentar as questões suscitadas pelo partido político UNITA no memorando que submeteu à apreciação da CNE", referiu Júlia Ferreira.
 
Segundo a porta-voz da CNE, foram feitas vários apelos no sentido de a UNITA "pautar a sua conduta em conformidade com os ditames da Constituição e da lei".
 
O atraso na divulgação dos cadernos eleitorais e da acreditação dos delegados na lista nas mesas, a falta de auditoria ao sistema informático de registo eleitoral, e alegadas irregularidades na produção das atas síntese e transmissão dos dados estão no centro das queixas da UNITA à CNE.
 
HB.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana