sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Angola: MANIFESTAÇÃO SIM, JES E OS MENTIROSOS, POLÍCIA À FARTA, JES SABE…

 
Se está farto aproveite agora...

UNITA confirma "grande manifestação" em defesa de "eleições livres"
 
24 de Agosto de 2012, 13:55
 
Luanda, 24 ago (Lusa) - A UNITA, maior partido da oposição em Angola, anunciou hoje que realiza no sábado em Luanda uma "grande manifestação" em defesa de eleições "livres, justas e transparentes e pela legalidade".
 
O anúncio foi feito em conferência de imprensa, em Luanda, pelo porta-voz da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Alcides Sakala, que acrescentou que noutras cidades angolanas se realizam idênticas iniciativas.
 
Sakala sublinhou que a manifestação está autorizada pelas autoridades.
 
A Agência Lusa contactou o segundo comandante da polícia nacional, Paulo Almeida, que confirmou que as autoridades policiais darão o apoio necessário para a realização da manifestação, convocada pela UNITA para protestar contra a "forma ilegal" como a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) está a organizar o escrutínio de dia 31.
 
A conferência de imprensa começou com a leitura de um texto de nove páginas, de reação às declarações feitas na quinta-feira pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, em que erma classificadas como "infundadas" as alegações de ilegalidade levantadas pela UNITA.
 
"Ouvimos com muita apreensão as declarações da porta-voz da CNE relativas ao Memorando Sobre os Vícios e Desvios à Lei Que Enfermam o Processo Eleitoral, que a UNITA apresentou no passado dia 17", disse Alcides Sakala.
 
"Ainda não recebemos a resposta oficial da CNE, que nos é devida. Esperamos, assim, que a todo o momento ela nos chegue. Tão logo a recebamos, faremos uma comunicação aos angolanos", acentuou.
 
Nas críticas que voltou a dirigir à CNE, o porta-voz da UNITA destacou que no processo de seleção e recrutamento dos eleitores que vão trabalhar nas mesas de voto "a grande maioria" foi indicada a partir de listas dos denominados Comités de Ação do Partido, do MPLA, formação política no poder.
 
Noutro passo da sua intervenção, Sakala denunciou a "existência de pessoal estranho à CNE a dirigir e a controlar os centros de escrutínio".
 
"Mencionamos especificamente o brigadeiro Rogério Saraiva, ligado à Casa Militar do Presidente da República. É uma das pessoas que concretizou a fraude informática em 2008", ano de eleições legislativas, em que o MPLA obteve mais de 80 por cento dos votos válidos, enquanto a UNITA se ficou pelos 10 por cento.
 
Por outro lado, Sakala denunciou o facto de o Governo angolano, através das suas embaixadas, estar a "negar" a emissão de vistos a observadores estrangeiros.
 
"Assim, em defesa de eleições livres, justas, transparentes e pela legalidade, os angolanos são chamados em todo o país a participar numa manifestação pacífica para exigir a todos o estrito cumprimento da lei", frisou.
 
A manifestação na capital angolana tem o início marcado para as 13:00 (mesma hora em Lisboa), no Largo da Família, junto à Praça da Independência, palco de manifestações e protestos contra o regime em várias ocasiões de 2011 e já este ano.
 
No período de perguntas e respostas, Alcides Sakala disse que a iniciativa do partido do "Galo Negro" estava já devidamente autorizada pelo Governo Provincial de Luanda.
 
A Lusa contactou o segundo comandante da Polícia Nacional, comissário-chefe Paulo Almeida, que assegurou o reforço de medidas policiais e de segurança no sábado, dia em que estão agendadas várias manifestações de rua, designadamente da UNITA, para evitar incidentes.
 
"Temos conhecimento que algumas pessoas estão a aproveitar-se da manifestação da UNITA para criar desmandos", concluiu aquele oficial da polícia angolana.
 
Instado sobre a eventualidade de a UNITA boicotar as eleições gerais do dia 31, caso a CNE mantenha, na comunicação oficial que vai enviar, Alcides Sakala enfatizou: "Nós não vamos boicotar as eleições. Quereremos é que elas se façam nos termos da lei".
 
Quanto à garantia proferida no passado sábado à Lusa pelo primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Bento Bento, de que iria ser organizada uma contramanifestação, Sakala disse não acreditar que esse anúncio se concretize, mas que se for para a frente será uma "arruaça" e uma "provocação".
 
Acerca do que fará a UNITA até ao dia das eleições, Alcides Sakala preferiu não entrar em pormenores.
 
"Não falamos dos próximos passos ainda. Vamos anunciar nos próximos dias. Temos uma estratégia bem definida de acordo com o nosso programa político. Tudo para reforçarmos a paz, a democracia a transparência e, sobretudo, darmos início a um processo que conduza à cultura do respeito e da lei", concluiu.
 
EL/NME.
 
Eduardo dos Santos diz que os mentirosos vão ter a resposta nas urnas
 
24 de Agosto de 2012, 13:34
 
Lubango, Angola, 24 ago (Lusa) - O presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, disse hoje num comício no Lubango, sul de Angola, que os angolanos não vão deixar que "os mentirosos, os demagogos e os caluniadores cheguem ao poder" nas eleições gerais de 31 de agosto.
 
"Aqueles que teimam em fomentar agitação, instabilidade e negar o que toda a gente tem diante dos olhos terão a devida resposta nas urnas", avisou José Eduardo dos Santos, sem identificar o destinatário destas palavras.
 
O presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e chefe de Estado deslocou-se hoje ao Lubango, capital da província da Huíla, para realizar o seu sétimo comício desde o início da campanha na segunda maior praça eleitoral angolana, atrás de Angola.
 
Polícia anuncia reforço de medidas de segurança para evitar incidentes no sábado
 
24 de Agosto de 2012, 14:49
 
Luanda, 24 ago (Lusa) - A polícia vai reforçar as medidas policiais e de segurança no sábado, dia em que está anunciada a realização de várias manifestações e comícios em Luanda, com vista a evitar incidentes, disse hoje à Lusa fonte policial.
 
A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição, anunciou uma manifestação de protesto contra a forma como o processo eleitoral das eleições gerais do dia 31 está a ser organizado.
 
A Convergência Ampla de Salvação de Angola -- Coligação Eleitoral (CASA-CE) anunciou um comício e os ex-militares, que já protagonizaram em junho duas manifestações não autorizadas, garantem que saem no sábado à rua para exigir o pagamento de pensões, subsídio e vencimentos em atraso, nalguns casos há mais de 20 anos.
 
"Sou o primeiro a admitir dificuldades de muitas famílias" -- José Eduardo dos Santos
 
24 de Agosto de 2012, 14:58
 
Henrique Botequilha (Texto) e Paulo Novais (Fotos), enviados da agência Lusa
 
Lubango, Angola, 24 ago (Lusa) - O líder do partido no poder em Angola, José Eduardo dos Santos, disse hoje no Lubango que é o primeiro a reconhecer as dificuldades de muitas famílias e prometeu não cruzar os braços "enquanto existirem situações de enorme desigualdade".
 
"Sou o primeiro a admitir a realidade difícil em que vivem muitas famílias", disse o chefe de Estado e presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), num comício para dezenas de milhares de pessoas no Lubango, capital da província da Huíla, a segunda mais importante nas eleições gerais de 31 de agosto.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana