quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TERCEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PELO EQUILÍBRIO DO MUNDO



Data: 28 a 30 de Janeiro de 2013 - Local: Palácio de Convenções de Havana, Cuba

No dia 28 de janeiro de 2013 comemora-se o aniversário de 160 anos do Natalício de José Martí, figura ilustre da historia da AmÉrica Latina, que pela universalidade do seu pensamento, pela obra e os objetivos de seu projeto político-social e transcendentes aportes no campo ideológico, a educação, a cultura e a literatura, constitui também uma personalidade de alcance mundial.

A terceira Conferência Internacional PELO EQUILIBRIO DO MUNDO, patrocinada pela UNESCO mediante o Projeto José Martí de Solidariedade Mundial, acontecerá no Palácio de Convenções de Havana, Cuba, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2013 e será uma das principais comemorações desse aniversario Martiano.

Esta terceira edição tem como propósito reunir novamente homens e mulheres das mais diversas correntes de pensamento, disciplinas, instituições e países, junto a estudiosos e interessados na vida e obra de José Martí, e identificados com preocupações comuns da vida contemporânea. Entre eles, estarão os atuais integrantes do Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Mundial, que reúne mais de 50 importantes personalidades internacionais.

A afirmação martiana PATRIA É HUMANIDADE, é a inspiração para esta conferência, na qual se fará evidente o alto nível de coincidência do ideário e a ação do Apóstolo com os paradigmas e propósitos mais nobres que movimentam atualmente o melhor do pensamento universal, comprometido com a constituição de um mundo em equilíbrio, diverso, educado, culto, ecologicamente sustentável e socialmente justo, interdependente e ao mesmo tempo respeitoso da soberania das nações, contra as tendências hegemonizadoras e exclusiva.

A Conferência é convocada pelo Escritório do Programa Martiano, a Sociedade Cultural José Martí e o Centro de Estudos Martianos de Cuba. O evento terá os seguintes temas e atividades colaterais:

A humanidade perante os dilemas globais.
Por uma cultura da natureza: a necessidade de parar a deterioração do ecossistema.
Desenvolvimento sustentável, equidade e justiça social: os caminhos para conseguir-lo.
A mobilização social e o diálogo para enfrentar os perigos reais de um confronto nuclear.
O terrorismo, o narcotráfico, a pobreza e a violência: males incuráveis
A crise econômica mundial: causas reais, efeitos e soluções
As novas tecnologias da informação e seu impacto na sociedade.
Papel da educação nas circunstâncias do mundo atual.
O diálogo de civilizações e a cultura da paz, com relação ao fundamentalismo de qualquer tipo.
A arte e a literatura: um papel social
A juventude como sector dinâmico da sociedade: necessidade do diálogo entre gerações.
América Latina e o Caribe: no sentido da integração imaginada pelos fundadores.
Simón Bolívar, José Martí e o equilíbrio do mundo.

O trabalho da conferência será realizado em comissões e plenários, e proporcionará a realização de um Foro Juvenil, o simpósio “Por uma Cultura da Natureza”, a oficina sobre Heróis e Pensadores da Nossa América; o seminário “Em Defensa da Humanidade, e um colóquio de especialistas sobre bioética e desenvolvimento.

O resultado dos debates,e as diferentes apresentações e intervenções serão guardadas em dispositivos de memórias digitais, que com o apoio da comissão nacional da UNESCO serão encaminhadas, a universidades, bibliotecas, organizações não governamentais, ministérios de educação e associações de escritores e artistas de diferentes países.

A terceira Conferência Internacional PELO EQUILIBRIO DO MUNDO tem o objetivo de levar á mais ampla reflexão e debate sobre os temas listados e assim contribuir com a formação do pensamento e a ação para permitir enfrentar os múltiples e complexos problemas do século XXI.

A lembrança de José Martí, com seu amor pela humanidade, grandeza de idéias, democratismo irredutível, legado diverso e vigência de seu pensamento, cria as condições mais propicias para o desenvolvimento do evento.

Com o objetivo de divulgar a participação neste encontro para a comemoração do 160 aniversário do natalício de José Martí, convidamos todos os intelectuais progressistas do mundo, os educadores, artistas, escritores e jornalistas; todos os lutadores sociais, os líderes sindicais, de partidos políticos; de organizações juvenis, feministas, camponeses, indígenas e profissionais, e ás organizações não governamentais movidas por princípios de justiça e equidade; ás universidades e outras instituições educacionais, científicas e culturais; aos governos integrados por pessoas de boa vontade.

- Para obter mais informações adicionais e estabelecer contatos com o Comitê Organizador do evento, os interessados podem entrar em contato direta pelos e-mails: scjmarti@enet.cu; jmarti@cubarte.cult.cu; hpardo@ceniai.inf.cu
Fax (537) 833 9818 y (537) 836 4756 / Telefones (537) 830 3188; (537) 838 1221.

Sem comentários:

Mais lidas da semana