quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SEMANA DE SAÚDE CUBA-BRASIL ACONTECE NO INTERIOR DO CEARÁ





Será aberta às 8 horas do dia 13 de agosto, no Centro de Referência de Ação Social de Madalena, a quinta edição da Semana de Saúde Cuba-Brasil, que este ano traz ao Ceará 25 acadêmicos da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), de Cuba.

Até o dia 16, os estudantes irão se integrar às atividades de rotina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e promoverão palestras em escolas do município sobre prevenção do crack e da gravidez na adolescência.

A Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Na ELAM, os estudantes são bolsistas do governo cubano e recebem os estudos, livros, moradia, alimentação e material de didático. Em Madalena atuam quatro médicos egressos da ELAM e dois acadêmicos que participam da Semana de Saúde são do município.

Todos os anos, no período de férias de julho a agosto, os acadêmicos brasileiros da ELAM realizam as Brigadas Estudantis de Saúde (BES) no Brasil, com apoio de governos estaduais, prefeituras municipais, e organizações não-governamentais. As BES foram criadas pelos estudantes de Medicina, com apoio de docentes da ELAM, para a realização de atividades acadêmicas em seus países de origem. Têm o objetivo de preparar os acadêmicos para a realidade sanitárias de seus estados e municípios e aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.

A Semana de Saúde Cuba-Brasil é o estágio no Sistema Único de Saúde (SUS) dos estudantes cearenses de Medicina da ELAM. Já foram realizadas quatro edições da Semana de Saúde nos municípios de Fortaleza (2008), Maracanaú (2009), Fortaleza e Cariús (2010) e Sobral (2011). Programação 13 a 16 de agosto (manhã e tarde) – atividades das áreas das UBASF Sede I, Sede II, Henrique Jorge, Paus Brancos, Cacimba Nova e Macaoca;. 14 de agosto (noite) – palestras nas escolas; 15 de agosto – 16 horas – Dia da Saúde Cuba-Madalena (Sede I); 16 de agosto – 14 horas – Seminário de Experiências nas Equipes de Saúde da Família em Madalena.


Sem comentários:

Mais lidas da semana