sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Timor-Leste: 13º ANIVERSÁRIO DO REFERENDO DA INDEPENDÊNCIA

 

Timor Digital
 
«Cooperação entre o Estado e os cidadãos é a chave» - PR
 
Díli – O Presidente da República Taur Matan Ruak disse que os timorenses continuam a exigir que o Governo melhore a vida dos cidadãos para a prosperidade.
 
Taur Matan Ruak acredita que a cooperação entre o Estado e os cidadãos é a chave para combater a pobreza no país.

«Peço ao Governo e a todas as pessoas que trabalhem em conjunto com um pano claro e espírito para reduzir a pobreza», referiu o Chefe de Estado, esta quinta-feira, 30 de Agosto, no seu discurso do 13º aniversário do referendo que tornou o país independente.

«A prosperidade pode acontecer se todos nós trabalharmos juntos», disse o Presidente.

O actual governo baseia-se no Plano Estratégico Nacional feito por Xanana Gusmão, que prevê que, em 30 anos, Timor-Leste será um país desenvolvido.

O Presidente do Parlamento Nacional, Vicente Guterres, disse que está na hora do desenvolvimento nacional e pediu aos jovens que se apliquem para darem o seu contributo.

Os recursos humanos são muito importantes para incrementar o desenvolvimento do país, disse Vicente Guterres.

A FRETILIN opõe-se ao plano de Xanana Gusmão, pois acredita que vai custar muito dinheiro. Segundo o plano estratégico, será preciso uma grande quantia e o plano concentra-se mais nas infra-estruturas, e não nos sectores de educação e saúde.

Em cinco anos do anterior Governo, liderado pelo actual Primeiro-ministro o Executivo gastou mais de 5 milhões de dólares, que deram pouco resultado ao povo. A maioria das pessoas ainda está na pobreza.

Estradas, pontes, abastecimento de água, saneamento, escolas em mau estado e instalações limitadas e preços altos nos mercados e pouco lucro, são os principais problemas enfrentados pelo povo, especialmente aqueles que estão nas áreas rurais. O desemprego, a corrupção e o favoritismo e também são outros grandes problemas.

Alguns membros do Governo anterior foram expostos à Comissão de Investigação Anti-Corrupção.

Apenas o caso de corrupção da ex-ministra da Justiça, Lúcia Lobato, foi decidido pelo tribunal, que decretou cinco anos de prisão. No entanto, o Tribunal de Recurso ainda não tomou a sua decisão sobre o caso.

O Vice-primeiro-ministro, Fernando Lasama de Araújo, disse que o Governo tem um forte compromisso em trazer o desenvolvimento para perto das pessoas e pediu ao Executivo para trabalhar mais para melhorar a vida das pessoas vida.
 
(c) PNN Portuguese News Network
 

2 comentários:

Manu Aman Kokorek disse...

Em cinco anos do anterior Governo, liderado pelo actual Primeiro-ministro o Executivo gastou mais de 5 milhões de dólares, que deram pouco resultado ao povo.

SÓ 5 milhões?! Acredito que foram gastos MUITO MAIS de 5 milhões nos últimos 5 anos.

Anónimo disse...

Talvez queiram dizer que o anterior governo, sob a liderança do atual Primeiro-Ministro gastou mais de 5 bilhões de dollares americanos.

Mais lidas da semana