terça-feira, 25 de setembro de 2012

Angola: CHINESES CONTROLAM UNIDADE PRESIDENCIAL FANTASMA

 

Maka Angola
 
(…)
 
O que é o DCPS?
 
O Destacamento Central de Protecção e Segurança da Casa Militar da Presidência da República (DCPS) foi criado em 2004 para garantir a protecção dos projectos de reabilitação de infrastuturas em todo o país, sob tutela do então Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN) afecto à Casa Militar e dirigido pelo General Manuel Hélder Vieira Dias Kopelipa.
 
Como tarefa específica, o DCPS passou a proteger as infrastuturas em reabilitação, as empresas e a mão-de-obra chinesas. Os projectos de reconstrução nacional protegidos pelo DCPS estão avaliados em mais de dez biliões de dólares, financiados pelo governo chinês em troca de petróleo angolano.
 
Estranhamente, o DCPS não consta do Estatuto Orgânico da Casa Militar do Presidente da República, aprovado por Decreto Presidencial 181/10, em 2010. Apesar dos seus soldados serem provenientes da UGP, da qual dependem em termos estruturais e salariais, o DCPS, com um efectivo de 2,053 militares, nem sequer constitui uma unidade como tal.
 
O DCPS, sob comando do tenente-general Jesus M. C. Manuel, actual secretário-executivo da Casa Militar do Presidente da República, funciona em Viana, no KM 28, nos estaleiros da empresa chinesa CIF.
 
De forma caricata, para além do gabinete do comandante, assegurado pela CIF, o segundo-comando, da responsabilidade do coronel Deolindo Lima, funciona num contentor cedido pelo capitão João Domingos Trinta, enquadrado na mesma unidade, nos estaleiros da China International Fund.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana