terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cabo Verde: AMOR DE MANTORRAS, “ANTECIPAR SOLUÇÕES, CALÓ ESFAQUEADO

 


"Tenho um amor especial por Cabo Verde" - Mantorras
 
17 de Setembro de 2012, 12:34
 
Cidade da Praia, 17 set (Lusa) - O ex-futebolista angolano Pedro Mantorras, que integrou a comitiva do Benfica que visitou Cabo Verde no fim de semana, afirmou sentir um "amor especial" pelo arquipélago, lembrando os "amigos" Nelson, Varela e Miguel.
 
"O Nelson, o Varela e o Miguel são pessoas amigas e, por isso, tenho um amor especial por esta terra. Sempre que venho cá sou muito bem recebido", afirmou Mantorras, em declarações publicadas hoje na edição "online" do jornal cabo-verdiano A Semana.
 
Mantorras, que acompanhou o presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, na visita de sexta-feira e sábado ao Mindelo (ilha de São Vicente), falou também das suas novas funções de dirigente no clube da Luz, desdramatizando o facto de a carreira futebolística ter terminado mais cedo devido às sucessivas lesões.
 
"São novas funções. Penso que é mais difícil do que estar dentro do campo mas, até agora, está a correr bem. O importante é que uma porta se fechou e outra se abriu", afirmou.
 
O ex-jogador lembrou que a Escola Geração Benfica, inaugurada sábado no Mindelo, é um projeto que o clube português pretende levar a todos os países lusófonos e que vai permitir às crianças "todos os sonhos".
 
"Esta escola não é só para formar jovens futebolistas mas, também, grandes homens no futuro", frisou Mantorras que distribuiu bonés do Benfica autografados aos adeptos que estiveram sábado no Estádio Adérito Sena, no Mindelo, para ver a estrela do clube luso.
 
JSD.
 
Partido no poder organiza conferência nacional para "antecipar soluções"
 
17 de Setembro de 2012, 15:38
 
Cidade da Praia, 17 set (Lusa) - O PAICV, no poder em Cabo Verde desde 2001, vai organizar este mês, no Parlamento local, uma conferência nacional destinada a "indagar o futuro e antecipar os acontecimentos", disse hoje o vice-presidente do partido.
 
Numa conferência de imprensa, Basílio Mosso Ramos salientou que o encontro, que vai decorrer de 28 a 30 deste mês na Cidade da Praia, vai juntar cerca de duas centenas de participantes, entre dirigentes e militantes do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e representantes da sociedade civil.
 
Sob o lema "Pensar o Futuro, Hoje", a conferência destina-se a fazer face aos "novos desafios emergentes", quer nacionais, quer internacionais, para um partido que pretende "renovar-se" nesse sentido, acrescentou o também presidente da Assembleia Nacional (AN) cabo-verdiana.
 
Lembrando que não é a liderança do PAICV que está em causa - as eleições diretas vão decorrer antes do final deste ano e o Congresso está marcado para março de 2013 -, Basílio Ramos indicou que os novos desafios "necessitam de uma consulta à sociedade civil", para uma reflexão conjunta sobre o futuro do país.
 
"Desde 2001, quando regressou ao poder, o PAICV tem-se antecipado aos desafios do desenvolvimento e, agora, 12 anos depois, face às mudanças nacionais e internacionais, pretende continuar a antecipar-se", disse Basílio Ramos.
 
Sem pôr de lado consultas aos outros partidos cabo-verdianos, o vice-presidente do PAICV exemplificou como mudanças as alterações internacionais que têm afetado e preocupado Cabo Verde.
 
Nesse sentido, lembrou as crises económica "sem precedentes" e energética, os danos ambientais e o aumento do preço das matérias-primas e dos alimentos para justificar a vontade do PAICV em se antecipar aos problemas.
 
Internamente, a prioridade vai para as questões da Justiça e de Segurança, disse, lembrando a participação de académicos e investigadores, quadros públicos e privados, empresários, sindicalistas e líderes sociais, da juventude e das mulheres.
 
A conferência é dividida em duas áreas temáticas para discutir nomeadamente a forma de consolidar o PAICV ou a forma de promover mais crescimento e emprego.
 
As sessões de abertura e de encerramento serão presididas pelo líder do PAICV, José Maria Neves, e a conferência tem como presidente de honra o ex-chefe de Estado cabo-verdiano Pedro Pires.
 
JSD.
 
Cabo Verde - Antigo internacional Caló (ex-Salgueiros) livre de perigo após ter sido esfaqueado
 
17 de Setembro de 2012, 21:36
 
Cidade da Praia, 17 set (Lusa) - O ex-internacional cabo-verdiano pelas seleções de basquetebol e futebol Caló, que atuou em Portugal no Salgueiros, será operado na quinta-feira, no hospital da Praia, onde se encontra desde que foi esfaqueado, no último sábado.
 
Citado pela agência noticiosa Inforpress, o antigo internacional cabo-verdiano, que passou também pela Ovarense e pelo Avanca, afirmou que "o pior já passou", sublinhando que chegou mesmo a temer o pior, após o assalto à mão armada de que foi vítima.
 
Caló, cujo estado não inspira cuidados, confirmou que já recuperou a voz e alguma força física e que vai continuar nos cuidados intensivos do Hospital Dr. Agostinho Neto, na Cidade da Praia, a receber tratamentos médicos.
 
O antigo basquetebolista e futebolista foi assaltado pela terceira vez nos últimos meses, mas desta vez foi esfaqueado no bairro de Achada de Santo António, na capital de Cabo Verde, tendo sido encontrado caído e inanimado pela própria mãe.
 
Segundo a mãe, Caló, que terminou a carreira de futebolista profissional no Qatar, terá sido surpreendido por um grupo de delinquentes, "já devidamente reconhecidos", quando regressava de um convívio com os amigos.
 
A mãe conta ainda que Caló ficou com o rosto rasgado e deformado, já que, além de ter sido esfaqueado, foi atingido na face com um "paralelo" (pedra) atirado pelos delinquentes, que ainda tentaram atingir a sua viatura.
 
O veículo, segundo relatos de testemunhas citados pela agência noticiosa cabo-verdiana, só não ficou destruído, porque um amigo de Caló acorreu ao local.
 
No entanto, o amigo também foi esfaqueado no braço e foi socorrido no Hospital da Praia, onde recebeu alta depois de suturado.
 
A polícia cabo-verdiana está a investigar a agressão.
 
JSD.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Cabo Verde (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana