terça-feira, 18 de setembro de 2012

Angola: INAUGURADO MEMORIAL A PRESIDENTE AGOSTINHO NETO

 

EL - Lusa
 
Luanda, 17 set (Lusa) - O monumento onde estão os restos mortais do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, falecido em 1979, foi hoje inaugurado em Luanda, em cerimónia presidida pelo chefe de Estado José Eduardo dos Santos.
 
O espaço, denominado Memorial Dr. António Agostinho Neto e situado no extremo sul da nova marginal da capital, junto à Praia do Bispo, integra um edifício com uma torre de 120 metros de altura, onde se situa o Mausoléu com os restos mortais e uma área total de 18 hectares.
 
A construção iniciou-se em 1981, e, após uma interrupção de vários anos, as obras prosseguiram em 2005, com a recuperação da estrutura de betão armado do edifício e a execução de toda a arquitetura envolvente, com espaços ajardinados e de lazer.
 
O edifício dispõe de salas de exposição e conferências, e na parte frontal foi criada uma pista para desfiles e uma tribuna, rodeada de bancadas com dois mil lugares, que deverá acolher no próximo dia 25 a cerimónia de posse do Presidente José Eduardo dos Santos e do vice-Presidente Manuel Vicente, na sequência das eleições gerais de 31 de agosto passado.
 
Na cerimónia realizada hoje, depois de descerrar a placa alusiva ao evento e uma estátua de Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos depositou uma coroa de flores no sarcófago com os restos mortais.
 
António Agostinho Neto nasceu faz hoje 90 anos, em Kaxicane, região de Icolo e Bengo, na província de Luanda, e morreu a 10 de setembro de 1979, em Moscovo, vítima de doença.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana