sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ELEIÇÕES EM ANGOLA 2012 – VI

 

Martinho Júnior, Luanda
 
UM “HISTÓRICO” EM LENTA AGONIA!
 
24 – Dos três partidos considerados “históricos” a FNLA é aquele que mais dificuldades tem em se adaptar às mudanças sócio-políticas e antropológicas e nisso faz residir a sua maior dificuldade que resulta em vulnerabilidade.
 
Digo faz residir, por que é dentro de si onde existe a travagem mental e de comunicação, desde o seu berço aliás, quando se formou a própria UPA: para além dum etno-nacionalismo que sempre cultivou, com tanto derramamento de sangue, a FNLA perdurou demasiado tempo sob a condução dum líder que utilizava, sem hipóteses para mais, o culto da sua própria personalidade, como se dum “fechado” e “egocêntrico” chefe tribal se tratasse!
 
Essa forma de conduta, década a década e por muito honesta que fosse para com “os seus”, resultou após a sua morte, na disputa interna entre duas correntes que, ao contrário do que está a acontecer com o outro “histórico”, a UNITA, está a fechar ainda mais “em si” a mentalidade do partido.
 
Os velhos militantes da FNLA têm dificuldades extremas de se abrir para com a sociedade, parece não se conseguirem adaptar a ela, só admitir vida intra-muros, não admitir sequer que isso os isola cada vez mais e faz minguar em lenta agonia o seu partido de “liberdade e terra”!
 
Desse modo as suas mensagens “não passam”, não captam as atenções e isso inclusive em áreas onde a sua influência poderia abarcar maior espectro de gerações além dos “velhos guerrilheiros e nacionalistas”.
 
Enquanto a aparente divisão “a dois” da UNITA implicou numa maior abertura para com a sociedade, quer da UNITA, quer desde logo da CASA-CE, expressa aliás num exponencial aumento de votos e numa inteligente conjugação de esforços (que motiva o apoio externo de entidades diplomáticas norte americanas e europeias), as divisões “a três” na FNLA resultaram precisamente no contrário: todos se voltaram para dentro e esquecem que estão em sociedade!
 
Isto parece querer significar que a FNLA só atingiu o auge em função dos apoios externos, foi historicamente “usada e deitada fora” e agora enfrenta muitas dificuldades para assumir as responsabilidades sociais e de identificação para com o povo angolano, por que o que está em causa é a definição da sua própria identidade!
 
Os sociólogos da FNLA podem ser muito bons em sociologia, mas em política estão mesmo reprovados!
 
25 – A situação da FNLA não é similar à do PRS em termos da expressão geográfica do voto favorável:
 
- Enquanto “histórico” o partido conseguiu espalhar-se por todas as Províncias do país, onde estão disseminadas suas delegações, militantes e simpatizantes, duma forma mais equilibrada, menos concentrada;
 
- Enquanto o PRS se concentrou em 3 Províncias no Leste, acima de sua média percentual, a FNLA tem abaixo de sua média percentual as 10 Províncias mais a Sul a que se junta Cabinda e acima dessa média todas as Províncias a Norte, menos claro está, Cabinda!
 
A dicotomia geográfica Norte-Sul é por demais evidente em relação aos resultados alcançados pela FNLA!
 
Os sociólogos da FNLA parece que também não são assim tão bons em sociologia!
 
A média percentual nacional da FNLA expressa em votos que lhe são favoráveis, atingiu 1,08% e as Províncias que estão acima dela são:
 
- Luanda (1,16%);
- Malange (1,16%);
- Lunda Sul (1,23%);
- Lunda Norte (1,38%);
- Cuanza Norte (1,61%);
- Uíge (1,98%);
- Zaire (2,89%).
 
26 – Essa dicotomia é também confirmada na geografia eleitoral da Província de Luanda:
 
- Onde atingiu a sua maior percentagem, acima da sua média nacional (1,08%) e acima da sua média provincial (1,16%), foi precisamente no Município mais a Norte, o Cacuaco, com 1,58%;
 
- Entre a média nacional e a provincial, a FNLA teve o Cazenga 1,11%, Viana 1,14% e Luanda 1,16%;
 
- Abaixo da média nacional a FNLA teve a Quiçama 0,47%, o Icolo e Bengo 0,74% e Belas 0,91%!
 
No Município do Cacuaco, onde também há uma implantação importante de pessoas originárias de todo o Norte do país, a FNLA alcançou uma posição que indicia não conseguir sequer contrariar a UNITA, o que é significativo no seguinte:
 
- A “mensagem” do partido ficou aquém da amplitude que lhe é possível atingir;
 
- Que esse alheamento em relação à sua “mensagem” é maior em relação à população jovem;
 
- Que o conflito de gerações visto nestes termos, está a isolar “os velhos” da FNLA das outras faixas etárias, em particular da juventude!
 
27 – Termino aqui a apreciação partido a partido em relação às eleições de 2012 em Angola, não por que desconsidero ou outros, mas por que eles obtiveram resultados inexpressivos.
 
Procurei por via das apreciações feitas a partir das percentagens de votos obtidos por cada partido, uma leitura que procurou ser objectiva, a fim de melhor espelhar o que se passa em Angola.
 
Julgo que só assim se pode produzir uma plataforma suficiente de conhecimentos que permitem uma interpretação mais fiável do actual contexto histórico-sócio-político angolano, tendo em conta uma sociedade que está numa acelerada transformação.
 
Há muitas questões que não chegaram a ser colocadas e outras menos aprofundadas.
 
Não tive tempo para recolher dados sobre as eleições de 2008 e compará-los, mas isso fica em aberto!
 
A CNE parece ter avançado tecnologicamente, mas não teve o peito organizativo ao nível de 2008, mas falta contudo estudar de forma objectiva, entre outros, esta questão sensível.
 
A partir de 2013 poderemos tornar este tipo de apreciações mais aferidas, quando se realizar o Recenseamento Geral da População e da Habitação.
 
Em 2014, para as autarquias, que o Ministério da Administração do Território e o CNE não parem de trabalhar!
 
Foto: Divisão a 3 com maior tensão entre 2; o resultado está patente nas urnas!

A consultar:
- Demografia, identidade nacional, assimetria e eleições – http://paginaglobal.blogspot.pt/2012/08/angola-demografia-identidade-nacional.html
 
Relacionado
 
* Para ler todos os textos de Martinho Júnior, clique aqui
 

2 comentários:

Anónimo disse...

EM RELAÇÃO À FOTO QUE FOI PUBLICADA, O COMENTÁRIO DEVIDO É:

Divisão a 3 com maior tensão entre 2; o resultado está patente nas urnas!

Martinho Júnior

Anónimo disse...


Ngola Kabangu considera de desastrosa campanha eleitoral da FNLA

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2012/8/36/Ngola-Kabangu-considera-desastrosa-campanha-eleitoral-FNLA,2c2dd498-8bdd-4a01-ad2c-2dc8c3dadd81.html

Mais lidas da semana