domingo, 9 de setembro de 2012

Portugal - Jerónimo: "Com este Governo, nem o fim da crise nem o fim do regabofe"

 


Encerramento do Avante!
 
Público – Lusa, com foto
 
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, subiu ao palco no encerramento da Festa do Avante!, que se realizou neste fim-de-semana no Seixal, para pedir ao país que mude de política. "É preciso pôr um ponto final nesta política de ruína, a economia não pode servir só os ricos."
 
Considerando que os eleitores precisam de dar mais força ao PCP – partido que pode protagonizar esta mudança –, Jerónimo de Sousa criticou a gestão do actual primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho (PSD), que com "descaramento inacreditável" veio "anunciar mais e mais medidas em nome de problemas que eles próprios criaram e agravaram", "ultrapassando todos os limites da desfaçatez e do cinismo".

O líder comunista, que polarizou as atenções na festa de encerramento realizada na Quinta da Atalaia, onde habitualmente se faz a rentrée política do PCP, aludia ao pacote de medidas anunciado pelo primeiro-ministro, na sexta-feira, do qual se destaca o aumento de 11% para 18% das contribuições dos trabalhadores dos sectores privado e público para a Segurança Social. Uma medida que, segundo Passos Coelho, serviria para ajudar a financiar o combate ao desemprego, sendo acompanhada em paralelo por uma redução dos custos assumidos pelas empresas em termos de contribuições para o sistema de pensões.

Jerónimo atacou desde logo o problema do desemprego, que chegou aos 15,7% e que, segundo este deputado da esquerda, é obra deste Governo. "Foram eles que o promoveram e deixaram crescer para pressionar os salários para baixo", acusou Jerónimo de Sousa, sustentando que "o primeiro-ministro está a prejudicar o futuro dos filhos dos portugueses com estas medidas brutais". "Passo Coelho está a pensar como alimentar este regabofe à custa de dois milhões de portugueses. Com este governo, nem o fim da crise nem o fim do regabofe."

“Dissemo-lo e a vida confirma-o. A dimensão dos problemas atingiu níveis inimagináveis. Se o país há muito estava mal, tudo ficou pior”, disse Jerónimo de Sousa, depois de lembrar que há um ano, neste mesmo comício, tinha avisado que o acordo da ajuda externa assinado com os credores internacionais “não era um programa de ajuda, mas um pacto de agressão ao país e aos portugueses”.

De cada vez que o nome do primeiro-ministro era citado, o público presente respondia com uma vaia, mas às tantas preferiu começar a gritar "gatunos, gatunos, gatunos". Jerónimo respondeu de imediato: "É uma palavra forte mas cabe a Passos Coelho dizer que não se justifica por que isto é um roubo, um roubo descarado aos trabalhadores portugueses."

Num discurso de 16 páginas, recheadas de críticas ao Governo, a quem acusou também de praticar uma política "suicida", o líder do PCP disse compreender e aceitar a indignação e revolta que se espalhou pelos trabalhadores portugueses, perante esta transferência de custos que beneficia "o capital". E a indignação é "tanto maior quando se sabe que o primeiro-ministro não disse tudo" quando se dirigiu ao país, na sexta-feira, via televisão, para anunciar a opção do Governo para contornar a impossibilidade de reter os subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos, como decidiu o Tribunal Constitucional, que chumbou estas medidas propostas pelo Orçamento do Estado de 2012. "A ver vamos se por via do IRS não vai continuar o saque", alertou Jerónimo de Sousa, acrescentando que "está na hora de pôr a pagar quem tem arrecadado" com a crise actual.

O líder comunista sublinhou que o Governo PSD-CDS pediu “sacrifícios atrás de sacrifícios” mas “nem um só problema do país [ficou] resolvido”.

“Nem aquele com que justificavam esta acção destruidora e este ataque brutal à vida dos portugueses: o controlo do défice das contas públicas. As metas do défice, em nome do qual este Governo pôs o país a ferro e fogo não vão ser resolvidas”, acrescentou Jerónimo de Sousa, considerando que se trata de “um fracasso em toda a linha”.

“Temos o país no fundo, défice por resolver e dívida a aumentar 6,6 mil milhões de euros”, insistiu.

Para Jerónimo de Sousa é, por isso, um “descaramento” o recente anúncio de mais austeridade: “Agora, aí os temos a dizer que nem tudo correu como previam. E com um descaramento inacreditável a anuncia novas e mais brutais medidas, em nome da solução dos problemas que deliberadamente agravaram e continuam a agravar”, afirmou perante milhares de pessoas que enchiam o recinto envolvente do Palco 25 de Abril da Quinta da Atalaia.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

OS PORTUGUESES SÃO UM CORPO INERTE ONDE TODO O TIPO DE ABUTRES VÊM DEPENICAR O SEU PEDAÇO!!!

Mais lidas da semana