segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Angola: APELO DO PR PROMESSAS DOS MINISTROS EMPOSSADOS, OITO MULHERES

 


Chefe de Estado apela parcimónia e dedicação dos novos ministros
 
 
Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, apelou aos ministros de Estado e ministros, empossados nesta segunda-feira, à parcimónia, dinamismo, dedicação na gestão de recursos e na realização das tarefas.
 
José Eduardo dos Santos intervinha na cerimónia de posse de membros de novo Executivo.
 
“O Presidente da República e o vice-presidente da República vão trabalhar convosco com espírito de missão e contam com a vossa parcimónia, dinamismo, dedicação na gestão de recursos e na realização das tarefas”, apontou o estadista.
 
Congratulou-se por terem aceite o convite para serem membros do executivo e trabalhar para a aplicação do programa de governação do MPLA, aprovado pelos eleitores no dia 31 de Agosto.
 
Agradeceu, por outro lado, aos membros do executivo e governadores provinciais que não foram reconduzidos, cessando funções, desejando-lhes muitos êxitos nas tarefas de que se vão ocupar no futuro.
 
Fez votos para que os ministros de Estado e ministros, ora empossados, cumpram com êxito as funções para que foram investidos.
 
Justiça - Ministro promete maior aproximação aos cidadãos
 
Luanda - O ministro da Justiça e Direitos Humanos, Rui Jorge Carneiro Mangueira, prometeu hoje, segunda-feira, em Luanda, trabalhar no sentido de promover maior aproximação aos cidadãos.

O pronunciamento ocorreu no Palácio Presidencial, momentos depois da cerimónia de empossamento do novo governo, orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Segundo Rui Mangueira, um dos aspectos fundamentais que irá merecer maior atenção é a questão da universalização do registo de nascimento, facto que concorrerá a que a justiça tenha um papel bastante activo junto dos cidadãos.

Acrescentou que todo processo de reestruturação e reorganização do sistema judicial vai permitir, de facto, uma maior aproximação ao cidadão.

“Isto é um trabalho que faz parte do programa do governo para os próximo cinco anos, e o sector da justiça, como é evidente, vai trabalhar e capacitar-se neste sentido” frisou o governante.
 
Novo Governo - Ministro das Comunicação Social afirma existirem condições para bom trabalho
 
Luanda - O ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, afirmou hoje, em Luanda, existirem condições para realização de bom trabalho, nos próximos anos, neste pelouro.

Falando à imprensa, após a cerimónia de posse, no Palácio Presidencial, à Cidade Alta, acto presido pelo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, o governante referiu esperar que, com a contribuição de todos, haja um ministério mais actuante.

Acrescentou tratar-se de um sector que “conhecemos relativamente bem, conhecemos os quadros e acho que temos condições para realizar um bom trabalho”.

Nesta senda, referiu que trabalho com os quadros do ministério será desenvolvido para estabelecer-se um programa que será executado, após aprovação do Executivo.
 
Governo  - Oito mulheres fazem parte do novo Executivo
 
Luanda – Oito mulheres fazem parte do novo Executivo empossado hoje, segunda-feira, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Daquelas, três foram reconduzidas do Executivo anterior, designadamente Maria de Fátima Monteiro Jardim (Ambiente), Maria Cândida Pereira Teixeira (Ciência e Tecnologia) e Rosa Maria Martins da Cruz e Silva (Cultura), tendo uma ascendido à categoria superior na mesma instituição, Victória Francisco Lopes Cristovão de Barros Neto (Pescas).

Por outro lado, quatro estreiam-se como responsáveis máximos de departamentos ministeriais, sendo Bernarda Gonçalves Martins Henriques da Silva (Indústria), Rosa Escócio Pacavira de Matos (Comércio), Maria Filomena de Fátima Lobão Telo Delgado (Família e Promoção da Mulher) e Rosa Luís de Sousa Micolo (Assuntos Parlamentares).

Também vão exercer funções como responsáveis máximos de respectivos departamentos ministeriais, pela primeira vez, Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa (Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil ), Ângelo de Barros Veiga Tavares (Interior), Job Graça (Planeamento e do Desenvolvimento Territorial) e Rui Jorge Carneiro Mangueira (Justiça e dos Direitos Humanos).

Na mesma condição estão igualmente Francisco Manuel Monteiro de Queiroz (Geologia e Minas), José António da Conceição e Silva (Urbanismo e Habitação), Adão Gaspar Ferreira do Nascimento (Ensino Superior), José Luís de Matos (Comunicação Social), Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso (secretário do Conselho de Ministros).

Reconduzidos aos cargos foram Manuel Hélder Vieira Dias Jr. (Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança), Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem (Defesa Nacional), Georges Rebelo Pinto Chicoti ( Relações Exteriores), Abrahão Pio dos Santos Gourgel (Economia), Carlos Alberto Lopes (Finanças), tal como Bornito de Sousa Baltazar Diogo (Administração do Território).

Entre os mantidos figuram também António Domingos da Costa Pitra Neto (Administração Pública, Trabalho e Segurança Social), Kundi Paihama (Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria), Afonso Pedro Canga (Agricultura), José Maria Botelho de Vasconcelos (Petróleos), Pedro Mutinde (Hotelaria e Turismo), Fernando Alberto de Lemos Soares da Fonseca (Construção) e João Baptista Borges (Energia e Águas).

Ainda Augusto da Silva Tomás (Transportes), José Carvalho da Rocha (Telecomunicações e das Tecnologias de Informação), José Vieira Dias Van-Dúnem (Saúde), M'pinda Simão (Educação), João Baptista Kussumua (Assistência e Reinserção Social) e Manuel Gonçalves Muandumba (Juventude e Desportos).
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Angola (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana