sábado, 13 de outubro de 2012

Cabo Verde: DURÃO BARROSO VAI À PRAIA, PROMESSAS DA UE VIA EMBAIXADOR

 


Presidente da União Europeia visita Cabo Verde no final de outubro
 
12 de Outubro de 2012, 14:07
 
Cidade da Praia, 12 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, visita a Cabo Verde nos dias 26 e 27 deste mês, no âmbito do quinto aniversário do estabelecimento da parceria especial entre Cabo Verde/União Europeia (UE).
 
Durante a sua visita, o presidente da Comissão Europeia terá encontros na capital com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e com o primeiro-ministro, José Maria Neves.
 
Durão Barroso vai deslocar-se também à ilha de São Vicente, onde visitará a cidade do Mindelo e projetos financiados pela Comissão Europeia.
 
Em declarações quinta-feira, aos jornalistas, na Cidade da Praia, o primeiro-ministro, José Maria Neves, avançou que a visita de Durão Barroso realiza-se a seu convite.
 
"O presidente da Comissão Europeia vem cá para comemorarmos os cinco anos de parceria especial Cabo Verde/União Europeia e para aprofundarmos as relações existentes entre Europa e Cabo Verde", indicou.
 
Segundo José Maria Neves, este aprofundamento de relações tem a ver com a perspetiva não só de reforçar a conferência dos arquipélagos da Macaronésia, mas também, de reforçar alguns "pilares importantes" da parceria especial.
 
"Estes pilares têm a ver com a questão da segurança, estabilidade, da sociedade de informação e a convergência técnica e normativa entre Cabo Verde e UE, sendo também, que na altura desta visita, estamos a prever a assinatura do acordo de facilitação de vistos com a UE", precisou.
 
Nesta deslocação, Durão Barroso fará ainda uma homenagem à cultura cabo-verdiana durante um encontro com músicos, escritores, pintores e outros agentes culturais.
 
CLI // HB
 
Novo embaixador da UE em Cabo Verde promete "dar mais conteúdo à parceria especial"
 
12 de Outubro de 2012, 17:12
 
Cidade da Praia, 12 out (Lusa) - O novo embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, afirmou hoje que vai continuar a aprofundar as relações entre o arquipélago e a União Europeia, dando mais "conteúdo" à parceria especial iniciada em 2007.
 
O diplomata português, que substitui o espanhol Josep Coll, na chefia da delegação da UE em Cabo Verde, entregou hoje as cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
 
"A minha prioridade é continuar a reforçar as excelentes relações que existem entre a União Europeia e Cabo Verde através da parceria especial, por isso o desafio que temos é dar mais conteúdo, mais substância e mais resultado a esta parceria", explicou.
 
"Podemos transformar Cabo Verde, que já tem condições mais importantes, que é uma democracia estável e consolidada, passar a ser também uma plataforma que atraia investimentos produtivos, que deem mais emprego, oportunidade e prosperidade ao povo cabo-verdiano", frisou.
 
De acordo com o embaixador, a parceria especial foi um "reconhecimento" por parte da União Europeia a Cabo Verde pelos "grandes avanços" na boa governação, na democracia e dos Direitos Humanos.
 
Por sua vez, o Presidente da República, Jorge Cabo Fonseca lembrou que as relações entre Cabo Verde e a União Europeia começaram praticamente com a independência do arquipélago em 1975 e que "sempre" se pautaram pelos "melhores padrões", ganhando, a cada ano, "nova dinâmica e maior dimensão" a nível político, económico, cultural, social e, nos últimos anos, também estratégico.
 
"Apesar das dificuldades conjunturais por que passam alguns dos países membros da União Europeia, Cabo Verde continua confiante no futuro do nosso relacionamento e a parceria especial que acredito tem sido a pedra angular do nosso relacionamento, quero expressar palavras de encorajamento e estímulo a vossa excelência, para que se empenhe numa sua progressiva realização", destacou
 
Em relação a parceria para a mobilidade, "a que mais expectativa tem criado no seio da nossa população", o Presidente da República sustentou que poderia resultar, "quiçá, a breve trecho, na assinatura de um acordo para a facilitação de vistos a nacionais cabo-verdianos".
 
CLI // HB
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Cabo Verde (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana