Pragmatismo Político
Foi a Rede Globo
que contratou a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, que mostrou
Fernando Haddad (PT) 16 pontos na frente de José Serra (PSDB), mas a emissora
noticiou os números apenas em seu jornal local, o SPTV; no Jornal Nacional,
nada
A Rede Globo
contratou a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira 17, que apontou
Fernando Haddad (PT) 16 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB) no
segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo, mas não parece ter lhe
dado muita importância. A emissora reservou os dados ao seu telejornal local, o
SPTV, e não exibiu os números em seu programa jornalístico de maior audiência.
A edição de hoje do
Jornal Nacional, apresentada por Heraldo Pereira e Renata Vasconcelos, não
tocou no assunto. Não que a eleição seja nacional, como ambos os partidos que a
disputam querem fazer parecer, mas São Paulo é a maior capital do país. A
informação, contratada pela Globo, não é importante o bastante para um JN?
Haddad tem 49%, e
Serra, 33%, diz nova pesquisa Ibope
Candidato do PT
oscila um ponto para cima e tem 49% das intenções de voto e tucano teve queda
de 37% para 33%; número de eleitores que pretendem anular ou votar em branco
aumentou
O candidato do PT à
Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, oscilou um ponto porcentual para
cima, de 48% para 49%, na segunda pesquisa Ibope/TV Globo divulgada no segundo
turno. Já o tucano José Serra caiu quatro pontos em uma semana, de 37% para
33%. Com isso, a distância entre os dois aumentou de 11 para 16 pontos.
Em votos válidos –
excluídos os entrevistados que pretendem votar nulo ou em branco -, Haddad
venceria por 60% a 40% se a eleição fosse hoje. Há uma semana, quando o Ibope
divulgou sua primeira pesquisa desde a primeira rodada da eleição, o placar
estava em 56% a 44%.
Na pesquisa
espontânea, aquela em que os eleitores manifestam sua preferência antes de ler
os nomes dos candidatos, Haddad tem a preferência de 47% e Serra, de 32%. A
pesquisa espontânea é a que revela o voto mais consolidado de cada candidato, e
seus resultados estão bem próximos dos obtidos no levantamento estimulado.
Como Haddad teve
uma oscilação dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais,
não se pode dizer que ele cresceu. O fenômeno captado pela pesquisa é a
transferência de eleitores de Serra para o campo dos que pretendem anular o
voto ou votar em branco.
Na pesquisa feita
entre os dias 9 e 11 de outubro, 9% dos entrevistados afirmaram que pretendiam votar
nulo ou em branco. No levantamento feito entre a tarde de segunda-feira, 15, e
a manhã dessa quarta, 17, a parcela dos dispostos a não votar em ninguém subiu
para 13% – quatro pontos porcentuais a mais. Os indecisos passaram de 6% para
5% nesse período.
Agressividade.
“Esse aumento das intenções de voto em branco ou nulo pode ser passageiro”,
disse Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope e responsável pela
pesquisa. “As pessoas estão repensando a sua escolha inicial, mas podem voltar
a ela. É uma reação às primeiras propagandas depois do reinício da campanha na
televisão.”
Para Márcia, o tom
agressivo adotado pelas duas campanhas no horário eleitoral, e pelos próprios
candidatos em entrevistas e manifestações públicas, pode ter levado ao aumento da
intenção de voto nulo ou em branco. “Sabemos que os eleitores não gostam de
ataques e brigas”, afirmou. “As pessoas querem mais é saber como serão
resolvidos os problemas que as afetam diretamente no cotidiano.”
Redutos. A divisão
do eleitorado por regiões da cidade, segundo a diretora do Ibope, mostra que
Haddad manteve sua vantagem nas áreas periféricas das regiões Sul e Leste,
enquanto Serra perdeu espaço nas zonas Oeste e Sul 1. Há uma semana, o tucano
vencia nessas regiões, e agora há empate técnico com o petista. Na região
Norte, o placar está favorável a Haddad (54% a 27%). A vantagem do petista, de
27 pontos porcentuais, era de 16 pontos na pesquisa anterior.
Em um segundo turno
marcado pela busca de apoio de líderes religiosos, o candidato do PSDB perdeu
terreno entre o eleitorado evangélico, enquanto Haddad se manteve praticamente
estável. Nesse segmento, o petista venceria por 52% a 28%, segundo a diretora
do Ibope – em uma semana, a distância entre os dois aumentou de 13 para 24
pontos porcentuais.
Na divisão do
eleitorado por renda familiar, a única faixa em que Serra aparece à frente é a
do eleitorado que ganha mais de cinco salários mínimos por mês (47% a 39%).
No eleitorado mais
escolarizado, com curso superior ou mais, há um empate cravado entre o tucano e
o petista: 42% a 42%. Na pesquisa divulgada há uma semana, o tucano tinha 44%,
e o petista, 39%.
Há empate técnico
também no eleitorado com 50 anos ou mais – um segmento no qual o tucano costuma
se sair melhor do que o adversário. Ele aparece com 41%, e Haddad, com 37%.
O segundo turno
será realizado no dia 28, daqui a dez dias.
O Ibope ouviu 1.204
eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de três pontos
percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-SP, sob
o número SP-01864/2012.
Estadão &
Brasil 247
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