sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Moçambique: TRÁFICO DE MARFIM, NORTE ÀS ESCURAS, ANÁLISES ESTRATÉGICAS CPLP

 


Norte-coreano detido no Aeroporto de Maputo na posse de milhares de dólares e marfim
 
12 de Outubro de 2012, 09:02
 
Maputo, 12 out (Lusa) - Um cidadão norte-coreano foi detido, na quinta-feira, no Aeroporto Internacional de Maputo, na posse de 130 dentes de marfim e 133 mil dólares (103 mil euros) com destino ao seu país, refere um comunicado das Alfândegas de Moçambique.
 
Segundo a nota de imprensa enviada à Lusa, Yong Ki foi abordado por uma equipa das alfândegas na sala de espera do aeroporto na posse de sacos plásticos em que escondia o marfim e a soma apreendida numa mala, em notas de dólares norte-americanos.
 
O marfim confiscado é avaliado em 27,7 mil euros e equivale a 65 elefantes abatidos, uma vez que cada um destes paquidermes tem dois dentes de marfim.
 
O abate de elefantes em Moçambique é proibido, à exceção dos elefantes considerados "problemáticos", por invadirem comunidades e colocarem em risco a vida de pessoas e bens, no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES), que o país ratificou.
 
Por ter sido apanhado na posse de 103 mil euros, o norte-coreano deverá responder pelo crime de tráfico de moeda, pois a legislação moçambicana sobre a matéria autoriza apenas a saída de até 10 mil dólares (7,7 mil euros) para despesas correntes.
 
PMA // VM.
 
Norte de Moçambique vai ficar sem luz de dia no domingo
 
12 de Outubro de 2012, 10:56
 
Maputo, 12 out (Lusa) - O norte de Moçambique vai ficar sem energia durante todo o período de dia de domingo e o centro vai sofrer restrições no acesso à luz, devido a trabalhos de manutenção preventiva, informou hoje a Eletricidade de Moçambique.
 
Um comunicado de imprensa da Eletricidade de Moçambique (EDM) refere que as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, no norte do país, Zambézia, centro, ficarão totalmente privadas de energia elétrica no dia 14 de outubro de 2012, domingo, das 05.00 horas às 18.00 horas".
 
As províncias de Manica e Sofala terão apenas algumas restrições, acrescenta a nota de imprensa.
 
"A interrupção no fornecimento de luz às duas regiões deve-se aos trabalhos de manutenção preventiva de grande dimensão, com vista ao melhoramento da qualidade do sistema combinado de Produção e Transporte de energia elétrica", refere ainda EDM.
 
PMA // HB
 
Presidência da CPLP destaca importância do Centro de Análises Estratégicas
 
12 de Outubro de 2012, 11:37
 
Maputo, 12 out (Lusa) - A presidência moçambicana da Comunidade de Países de Língua Portuguesa destacou hoje a importância do Centro de Análises Estratégicas (CEA) na definição de modelos de segurança para a organização face "ao caráter transnacional das ameaças".
 
Falando na cerimónia de tomada posse do novo diretor do CEA, o português Francisco Azevedo, o ministro moçambicano da Defesa, Filipe Nyusi, sustentou uma cooperação efetiva da CPLP baseada no valor e conceito de segurança.
 
"O CEA é uma ferramenta estratégica para potencial a cooperação no âmbito da defesa e segurança", pelo que, "Moçambique, na qualidade de presidente da CPLP, tudo fará para direcionar os esforços que todos países desenvolvem ou podem fazer mais para garantir maior tranquilidade e um convívio são das populações dos nossos países", disse Filipe Nyusi.
 
O novo diretor do CEA da CPLP, o português Francisco Azevedo, substituiu no cargo o brigadeiro moçambicano Domingos Salazar Manuel, que dirigiu o órgão de coordenação de atividades de pesquisas militares da CPLP desde a sua criação, em 2002.
 
O ministro moçambicano da Defesa apelou à nova direção do CEA da CPLP para se tornar também "um espaço de investigação académica, política, económica cultura e militarmente estratégico, onde os desafios de atualidade serão analisados e processada toda a informação da paz e democracia" nos países lusófonos e no mundo.
 
Em declarações aos jornalistas, Francisco Azevedo assegurou que continuará com os trabalhos de coordenação das atividades de pesquisa e definição de estratégias militares, em parceira com os núcleos nacionais dos estados membros da CPLP.
 
Por seu turno, Domingos Salazar Manuel lembrou "a grande dificuldade financeira" vivida pelo CEA, um problema que, disse, "afetou de uma forma negativa o funcionamento da instituição" durante os dez anos em que dirigiu a instituição.
 
MMT // HB
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Moçambique (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana