sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Timor-Leste: MAIS 50 MILHÕES PARA “RETIFICAR”, PASSEIO DE ÁGIO A PORTUGAL

 


Parlamento timorense aprova Orçamento retificativo, com abstenção da Fretilin
 
12 de Outubro de 2012, 08:21
 
Díli, 12 out (Lusa) - O parlamento timorense aprovou hoje na generalidade o Orçamento retificativo para 2012, no valor de 50 milhões de dólares (38,8 milhões de euros), com a abstenção da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).
 
O orçamento retificativo foi aprovado na generalidade com 40 votos a favor, 23 abstenções e um contra.
 
"Optamos pela abstenção, porque ainda vamos votar na especialidade (...) mas este orçamento é um sinal de que as despesas correntes vão aumentar", disse à agência Lusa Estanislau da Silva, deputado da Fretilin.
 
Segundo o deputado do único partido da oposição no parlamento timorense, as despesas vão aumentar porque o V Governo Constitucional é muito grande e porque se "prevê uma explosão de despesas públicas" para o Orçamento do Estado de 2013.
 
"Nós vamos ainda entrar na discussão da especialidade e vamos ter oportunidade de questionar os aspetos relacionados com a má gestão a que o atual Governo está a dar continuidade", afirmou.
 
O primeiro-ministro, Xanana Gusmão, garantiu na quinta-feira no parlamento que o Orçamento retificativo "não aumenta a despesa geral do Estado para 2012".
 
"Os 50 milhões de dólares de despesas adicionais líquidas do Fundo Consolidado de Timor-Leste são financiadas na totalidade por poupanças no Fundo das Infraestruturas, mais exatamente do projeto Tasi Mane, o qual não deverá ter despesas significativas este ano", disse Xanana Gusmão.
 
Na proposta do Governo de revisão do Orçamento Geral do Estado para 2012, o maior aumento da despesa são 26,9 milhões de dólares relacionados com o pagamento de pensões a antigos combatentes.
 
O orçamento retificativo aumenta também para 7,1 milhões de dólares as despesas com as pensões para os idosos e o fundo de contingência (para pagamento de despesas imprevistas e urgentes) para 6,1 milhões de dólares.
 
Para os setores da defesa e segurança, estão pedidos aumentos no valor de 2,9 milhões de dólares e 2,4 milhões de dólares, respetivamente.
 
Do valor pedido, 1,2 milhões de dólares estão afetos ao setor da saúde e 1,7 milhões de dólares para reabilitação de escolas e outras instalações do setor educativo atingidos por catástrofes naturais.
 
Para a construção e reabilitação de igrejas, o Governo pede mais 1,4 milhões de dólares.
 
Segundo o executivo, o Orçamento retificativo reflete também despesas com o navio Nakroma, que faz a ligação a Ataúro e a Oecússi, para abastecimento de água em todo o território nacional e para auditorias externas às contas do Governo.
 
Na segunda-feira, terá início a discussão e votação na especialidade.
 
O Orçamento Geral do Estado deste ano, aprovado em novembro de 2011, tinha o valor de 1,7 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).
 
MSE // VM.
 
Ministro da Presidência e do Conselho de Ministros de Timor-Leste realiza visita de trabalho a Portugal
 
12 de Outubro de 2012, 08:46
 
Díli, 12 out (Lusa) - O ministro da Presidência e do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Ágio Pereia, vai realizar uma visita de trabalho a Portugal entre 18 e 26 de outubro.
 
Segundo Ágio Pereia, durante a sua estada em Portugal vai ter encontros com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e um almoço com o seu homólogo, Miguel Relvas.
 
Ágio Pereira vai também dar uma palestra na Universidade do Minho e participar no primeiro Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a realizar no dia 18 no Centro Cultural de Belém.
 
MSE // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana