segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NOVA IORQUE PREPARADA PARA O IMPACTO DO FURACÃO SANDY

 

Fotogaleria em Jornal de Notícias
 
Com o aproximar do furacão Sandy, que deverá atingir a Costa Leste dos EUA esta segunda-feira, a cidade de Nova Iorque e regiões vizinhas preparam-se para o impacto. As autoridades ordenaram algumas evacuações, fecharam a rede de transportes e esperam cortes de eletricidade e inundações
 
Bolsa de Nova Iorque limita transações à Internet devido a furacão
 
A Bolsa nova-iorquina suspendeu para segunda-feira todas transações diretas, limitando-se às trocas eletrónicas, devido ao furação Sandy, que deixou em estado de alerta parte de Nova Iorque, noticiou a AFP, citando o operador Nyse Euronext.
 
"A Nyse Euronext decidiu suspender as transações físicas na Bolsa" e "mudar todas as ações cotadas na New York Stock Exchange para a Nyse Arca, a bolsa eletrónica do grupo, a partir de segunda-feira, dia 29 de outubro", adianta um comunicado divulgado, este domingo, em Nova Iorque.
 
Furacão Sandy encerra metro de Nova Iorque e cancela centenas de voos
 
A cidade de Nova Iorque vai encerrar o metro e suspender todos os transportes públicos a partir das 19 horas deste domingo (23 em Lisboa) devido à aproximação do furacão Sandy, anunciou o governador do Estado.
 
As companhias aéreas norte-americanas anunciaram, por seu lado, o cancelamento de centenas de voos domésticos e a Air France cancelou todos os voos transatlânticos com destino aos aeroportos de Washington e de Nova Iorque.
 
Além do metro, autocarros e comboios da cidade, que conta oito milhões de habitantes, foi decretado o encerramento dos parques e recintos desportivos a partir desta tarde.
 
A tempestade "não deve ser encarada com ligeireza", advertiu o governador, Mario Cuomo.
 
O furacão, que deixou quase 60 mortos nas Caraíbas, dirigia-se para norte, ao longo da costa leste dos Estados Unidos.
 
Se se juntar a duas outras fortes tempestades em curso, o furacão poderá afetar até 60 milhões de pessoas e o seu impacto poderá estende-se por 1.300 quilómetros do território norte-americano.
 
O furacão poderá afetar até 60 milhões de pessoas quando se juntar a duas outras fortes tempestades e os especialistas alertam que o seu impacto poderá estende-se por 1.300 quilómetros ao atingir o território norte-americano - desde a Costa Leste até aos Grandes Lagos.
 
"Não é apenas uma ameaça costeira (...). É uma área muito vasta", disse Craig Fugate, diretor da Agência Federal de Gestão da Emergência.
 
Os governadores dos estados da Carolina do Norte - onde a chuva forte deverá chegar este domingo - até ao Connecticut declararam estados de emergência.
 
O estado de Delaware ordenou evacuações obrigatórias das comunidades costeiras até às 20 horas de sábado e o governador de Nova Jérsia, Chris Christie, declarou o estado de emergência no sábado, enquanto centenas de residentes das zonas costeiras começaram a deslocar-se para o interior.
 
A tempestade já forçou a campanha presidencial a alterar a sua agenda. O candidato republicano, que tinha previsto fazer campanha no estado de Virginia, decidiu antes mudar os planos para o estado do Ohio, enquanto a primeira-dama, Michelle Obama, cancelou uma ida a New Hampshire na terça-feira e o presidente Barack Obama alterou a partida para a Florida de segunda-feira para domingo à noite para se antecipar ao furacão.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana