segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PM britânico assinou acordo sobre referendo à independência da Escócia...

 


... por "respeito" aos escoceses
 
BM – JMR – Lusa, com foto
 
Londres, 15 out (Lusa) - O primeiro-ministro britânico justificou ter sido por "respeito" aos escoceses que assinou hoje com o chefe do governo da Escócia um acordo para realizar um referendo sobre independência.
 
"Quero ser o primeiro-ministro que vai manter o Reino Unido junto, mas tenho de mostrar respeito pelas pessoas da Escócia", afirmou David Cameron aos jornalistas, após a formalização do chamado "Acordo de Edimburgo".
 
O documento determina que os eleitores na Escócia serão questionados, num dia ainda não determinado no outono de 2014, sobre se querem manter ou deixar a união com Inglaterra formada há 305 anos.
 
O referendo foi uma promessa eleitoral de Alex Salmond, líder do Partido Nacionalista Escocês, cuja maioria absoluta no parlamento regional em 2011 legitimou a realização da consulta popular.
 
David Cameron, líder do partido Conservador britânico, e os principais partidos políticos - os Liberais Democratas, que fazem parte da coligação no poder, e o partido Trabalhista, na oposição - são contrários à independência.
 
"Vou fazer campanha para que a família fique junta", afirmou o primeiro-ministro, argumentando que Inglaterra, Escócia e os outros países do Reino Unido, a Irlanda do Norte e o País de Gales, estão melhor e mais seguros juntos.
 
Porém, também acredita que se deve "dar às pessoas o poder de escolha" num "referendo justo, decisivo e legal".
 
Nos boletins estará apenas uma pergunta, que será: "Está de acordo que a Escócia seja um país independente?".
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana