sábado, 6 de outubro de 2012

São Tomé e Príncipe: PR VISITA BRAZAVILE, SEGUNDO OPERADOR DE TELECOMUNICAÇÕES

 


Presidente de São Tomé e Príncipe realiza visita oficial ao Congo-Brazzaville
 
04 de Outubro de 2012, 15:58
 
São Tomé, 04 out (Lusa) - O presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, iniciou hoje uma visita oficial de dois dias ao Congo-Brazzaville a convite do homólogo, Dennis Sassou N'Guesso, para reforçar as relações de cooperação.
 
Pinto da Costa disse que é preciso fazer tudo para que essas relações "sejam mais estreitas", para permitir que o arquipélago "através da cooperação com estes países, possa encontrar um novo rumo e um novo arranque para o processo de desenvolvimento".
 
Momentos antes da partida, o chefe de Estado são-tomense sublinhou que a deslocação insere-se "no quadro de várias viagens programadas a todos os países do Golfo da Guiné com os quais São Tomé e Príncipe já mantém boas relações" e disse considerar o presidente congolê "um amigo de longa data".
 
O presidente são-tomense, que regressa no sábado, disse que vai "fazer todos os possíveis para que as portas estejam abertas, para permitir ao governo, no espaço de discussão, a apresentação de projectos concretos, que possam realmente fortalecer a cooperação entre os dois países".
 
MYB.
 
Governo de São Tomé e Príncipe anuncia liberalização de telecomunicações a mais um operador
 
04 de Outubro de 2012, 18:16
 
São Tomé, 04 Out (Lusa) - O governo de São Tomé e Príncipe anunciou hoje que vai colocar 25 por cento da sua participação num projeto de cabo submarino de fibra ótica à disposição de um segundo operador de telecomunicações.
 
"Estão criadas as condições para poder liberalizar o setor das telecomunicações", disse o presidente do conselho de administração da empresa STP-Cabo, Diogo Nascimento, admitindo a possibilidade de esse novo operador ser de licença global ou explorar o serviço Internet, multimédia e centros para alojamento de dados.
 
"Esta ligação internacional por cabo submarino vai dinamizar o uso das tecnologias de informação e telecomunicações, a promoção da governação eletrónica e de redes específicas para serviços bancários, a tele-medicina, ensino a distância e toda uma série de serviços a distância que poderão ser prestados quer para fora do país quer para dentro", explicou Diogo Nascimento a jornalistas.
 
O presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa inaugurou na quarta-feira a estação do cabo submarino em fibra ótica, uma infra-estrutura considerada pelo chefe de estado como "marco importante" que abre caminho ao arquipélago para "entrar para o mundo da competitividade".
 
"O acesso as modernas tecnologias de informação no mundo globalizado dos nossos dias que esse cabo submarino vai permitir apresenta também um mundo de oportunidades e de expectativas que não podemos desperdiçar", explicou Pinto da Costa.
 
A adesão de São Tomé e Príncipe ao cabo submarino proveniente de França, orçada em 25 milhões de dólares, foi financiada em 74,5 % pela Companhia São-tomense de Telecomunicações (CST), na qual a Portugal Telecom é maioritária com 51 por cento do capital. Os outros e 25,5 por cento do capital do projeto foram assegurados pelo governo são-tomense, co-financiado pelo Banco Mundial (BM).
 
Iniciada em 2010, a instalação do cabo submarino estará concluída em janeiro de 2013. Neste momento estão em curso testes entre as três principais estações do projeto, nomeadamente a de S. Gabriel (São Tomé), da Costa do Marfim e França.
 
O projeto de integração do cabo submarino liga nesta fase de 20 países da costa africana entre França e São Tomé e Príncipe.
 
MYB //JMR.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre São Tomé e Príncipe (ligação no símbolo da barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana