segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma assume presidência da Comissão da União Africana

 

Jornal da Madeira
 
A sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma assumiu hoje oficialmente o cargo de presidente da Comissão da União Africana (UA), sendo a primeira mulher a ocupar este posto da organização pan-africana, noticiou a agência France Press.

O presidente da União Africana, Yayi Boni, do Benin, desejou “sucesso” a Nkosazana Dlamini-Zuma e a toda a nova Comissão, órgão executivo da UA, com sede na capital etíope, Adis Abeba.

Nkosazana Dlamini-Zuma e a nova Comissão foram eleitos em julho, durante a cimeira da União Africana.

Ministra do Interior sul-africana desde 2009, depois de ter ocupado durante dez anos a pasta dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini-Zuma bateu em julho o gabonês Jean Ping, presidente da Comissão cessante, depois de seis meses de uma batalha diplomática que opôs a África anglófona e francófona.

A chegada de Nkosazana Dlamini-Zuma a este posto estratégico reforça o peso diplomático de Pretória sobre o continente africano.

Um duplo desafio espera a nova presidente da Comissão da UA, restabelecer a unidade de uma organização fragilizada por lutas internas, e várias crises no continente, como no Mali, no leste da República Democrática do Congo, e os litígios entre o Sudão e o Sudão do Sul.

Nkosazana Dlamini-Zuma, ex-mulher do atual Presidente sul-africano, Jacob Zuma, é considerada uma mulher forte e uma das mais influentes na África do Sul.

A nova presidente da Comissão da UA, de 63 anos e médica pediatra de formação, foi uma combatente do regime do "apartheid", na África do Sul.

Fundada em 2002, a UA integra 52 membros, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Mais lidas da semana