quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Timor-Leste: FIM DA MISSÃO ONU, REPRISE DE ESTRADAS JÁ PROMETIDAS, BONS DE BOLA

 


Conselho de Segurança da ONU deve anunciar em novembro fim da missão em Timor-Leste
 
25 de Outubro de 2012, 15:13
 
Díli, 25 out (Lusa) - O representante do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Finn Reske-Nielsen, disse hoje esperar que o Conselho de Segurança da ONU anuncie formalmente, em novembro, o fim do mandato da Missão Integrada das Nações Unidas naquele país.
 
"Este país fez imensos progressos nos últimos dez anos, pode caminhar pelos seus próprios pés, e espero que no próximo mês o Conselho de Segurança da ONU anuncie formalmente que a missão de manutenção de paz termina no final do ano", afirmou Finn Reske-Nielsen.
 
A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) termina o seu mandato a 31 de dezembro e as autoridades timorenses já informaram as Nações Unidas, que não pretendem ter no país mais missões.
 
O representante do secretário-geral da ONU falava aos jornalistas no final de uma conferência, organizada pela UNMIT, sobre promoção da democracia, que teve como único orador o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak.
 
O Presidente, que não prestou declarações à imprensa no final da conferência, pediu aos timorenses para trabalharem pelo seu país, dialogarem, estarem unidos e terem orgulho da sua identidade.
 
Sobre a conferência, Finn Reske-Nielsen lembrou que a "democracia não é uma coisa que acontece".
 
"A democracia precisa de ser desenvolvida ao longo dos tempos e (...) é muito importante que os líderes e a população interajam para se compreenderem uns aos outros", disse.
 
MSE. // DM.
 
Ministro das Obras Públicas timorense garante estradas de qualidade no país até 2017
 
25 de Outubro de 2012, 18:05
 
Díli, 25 out (Lusa) - O ministro das Obras Públicas de Timor-Leste, Gastão Sousa, garantiu hoje à agência Lusa que até 2017 haverá estradas de qualidade e com padrões internacionais no país.
 
"Posso garantir que em 2017, no fim do mandato (do V Governo), temos já estradas com qualidade, com padrões internacionais", afirmou Gastão Sousa.
 
O Governo timorense fez empréstimos com o Banco do Desenvolvimento Asiático, Banco Mundial e o Japão para a reabilitação das principais estradas do país.
 
O ministro das Obras Públicas garantiu também que não vai "fechar os olhos" a reabilitação de outras estradas secundárias, dando como exemplo as vias do enclave de Oecussi.
 
O empréstimo contraído com o Banco Mundial prevê reabilitar a estrada de Díli para o Suai, o do Banco Desenvolvimento Asiático vai construir a estrada de Díli até Liquiça e de Tíbar até Gleno e o dinheiro do Japão servirá para reconstruir a estrada entre Díli e Baucau.
 
O ministro falava à Lusa no final de um briefing da Timor GAP (empresa estatal de Timor-Leste para a indústria petrolífera e do gás) sobre o projeto Tasi Mane, a desenvolver na costa sul entre o Suai e Beasu.
 
O projeto Tasi Mane tem como principal objetivo desenvolver a costa sul do país através da indústria petrolífera e inclui a construção de três grupos industriais, que serão a espinha dorsal daquele setor empresarial do país.
 
Tasi Mane inclui a base de fornecimento do Suai, a refinaria e um grupo de indústria petroquímica em Betano e uma exploração de gás (através do gasoduto que as autoridades timorenses pretendem ver construído a partir do Greater Sunrise) em Viqueque/Beasu.
 
O projeto Tasi Mane inclui também a construção de uma autoestrada com cerca de 180 quilómetros para ligar aqueles três pontos industriais da costa sul do país.
 
"A construção da autoestrada é para suportar o negócio da indústria petrolífera a ser criado na costa sul, entre o Suai e Beasu", explicou o ministro.
 
MSE // VM.
 
Abertas inscrições para curso de treinadores de futebol
 
Estão abertas as inscrições para o curso de treinadores, para treinadores timorenses, para as Escolas de Futebol do Real Madrid (Dili e Maliana), até ao dia 30 de outubro, na Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

Os interessados deverão entregar o seu CV (curriculum vitae) no edifício da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, em Dili.

O curso será dado por três formadores vindos do Real Madrid e terá a duração de cinco dias (de 15 a 19 de novembro), com aulas práticas no estádio municipal de Dili, segundo Nelson Silva, responsável pelo projecto na Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

O objectivo final é formar treinadores timorenses para as futuras escolas de futebol do Real Madrid, parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e a Fundação Clube Real Madrid, que irão abrir brevemente em Dili e Maliana, segundo Nelson Silva.

SAPO TL

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana