domingo, 4 de novembro de 2012

Angola: COOPERAÇÃO LUSO-ANGOLANA APOSTA NA SAÚDE E NA AGRICULTURA

 

 
Projeto luso-angolano desenvolve investigação na área da saúde desde 2007
 
04 de Novembro de 2012, 08:26
 
Nisa Mendes, da Agência Lusa
 
Caxito, Angola, 04 nov (Lusa) - O projeto de cooperação luso-angolano Centro de Investigação em Saúde em Angola (CISA) mantém desde a criação, em 2007, trabalhos de investigação sobre as doenças que afetam dezenas de milhares de pessoas na província do Bengo, norte de Angola.
 
Resultado da cooperação entre os Governo português e angolano e a Fundação Calouste Gulbenkian, o CISA pretende, num plano mais geral, contribuir para um melhor conhecimento das doenças e problemas de saúde que afetam os países em vias de desenvolvimento.
 
Estão neste caso as doenças mais visíveis como a malária, tuberculose e HIV/SIDA, quer as conhecidas por "doenças negligenciadas" (schistossomíase, tripanossomíase, febres hemorrágicas virais, filaríases, helmintíases).
 
Sediado na província do Bengo, norte de Angola, o CISA pretende ainda funcionar como catalisador da investigação biomédica, envolvendo investigadores angolanos e de outros países, particularmente portugueses.
 
Em declarações à agência Lusa, a responsável pelo Sistema de Vigilância Demográfica do CISA, Edite do Rosário, disse que desde a existência do projeto, em 2007, foram já realizados inquéritos sobre a prevalência da malária, schistossomíase (infeção parasitária típica nos climas quentes), anemia e da hipertensão.
 
"Neste momento temos a decorrer um estudo sobre os principais agentes causais de diarreias nas crianças. De todas as crianças que vêm aqui à urgência do hospital tentamos saber quais os principais agentes causais da diarreia", disse Edite do Rosário, acrescentando que ainda este mês iniciar-se-á um levantamento na comunidade sobre a schistossomíase.
 
Segundo aquela responsável, a malária e a diarreia são os principais motivos que levam sobretudo crianças ao Hospital Geral do Bengo, com quem o CISA mantém uma parceria, além da má nutrição, schistossomíase e a anemia.
 
Atualmente, está a executar um estudo sobre os principais agentes que causam diarreias em crianças, uma das doenças que preenchem as urgências do hospital do Bengo.
 
Além da investigação, o projeto prevê igualmente o apoio assistencial, ajudando na melhoria do apoio do Estado nos serviços hospitalares, bem como na formação de quadros.
 
No capítulo da formação, Edite do Rosário referiu que têm decorrido de forma frequente, com algumas esporádicas, geralmente em parceria com as autoridades sanitárias da província.
 
"Tivemos uma enfermeira que trabalhou aqui no CISA durante cerca três anos, que realizava formação constante e que deu origem à publicação de manuais de formação, que abrangiam pessoal técnico do hospital", realçou.
 
Edite do Rosário disse que o centro tem encontrado grandes facilidades na implementação do projeto, sobretudo no contacto com a comunidade, tendo em conta que além da investigação, o estudo inclui a assistência médica a essas pessoas.
 
"Quando fazemos o estudo da malária ou da schistossomíase, também distribuímos medicação, portanto as pessoas sabem que ao participarem no estudo também estão a receber esse tratamento", disse Edite do Rosário, salientando que foram distribuídas cerca de três mil redes mosquiteiras e tratadas todas as pessoas que foram detetadas com malária e anemia.
 
"O mesmo aconteceu com o inquérito de hipertensão. Abrangeu uma amostra de cerca de 1.500 pessoas e a todas a quem foram detetados problemas de hipertensão, cerca de 25 por cento dos participantes, seguiram depois acompanhamento médico", frisou.
 
A implementação do projeto CISA, que está dotado de um laboratório, um centro de dados e para armazenamento, enfrenta apenas problemas de ordem logística, principalmente a falta de energia elétrica.
 
NME // VM.
 
Empresa agrícola luso-angolana prepara-se para apostar na agroindústria
 
04 de Novembro de 2012, 08:26
 
Caxito, Angola, 04 nov (Lusa) - A Agrolider, empresa de capitais mistos luso-angolanos, localizada na província do Bengo, norte de Angola, criada há seis anos prepara-se agora para expandir os negócios na agroindústria, disse o gerente à agência Lusa.
 
Com um investimento inicial de 10 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros), a Agrolider arrancou com projetos experimentais e somente há três anos apostou em projetos intensivos de fruticultura.
 
Segundo João Macedo, gerente da empresa, numa área de cerca de 350 hectares são produzidas, além de banana - em que até ao final do ano se prevê uma produção final de 20 mil toneladas - também melão, melancia e tomate, na ordem das mais de 10 mil toneladas por cada produto.
 
"Agora vamos diversificar as culturas, produzindo mangas, uvas e citrinos", acrescentou.
 
Toda a produção da Agrolider destina-se ao mercado nacional, para as grandes superfícies comerciais de Luanda, agentes grossistas e vendedoras de mercados públicos, não havendo ainda condições que permitam pensar na exportação.
 
A produção de mangas, uvas e citrinos, nomeadamente laranjas, tangerinas e limão são as novas apostas do grupo para os próximos tempos, além de alguns projetos que classificou como "inovadores da agroindústria", que não especificou, avançando apenas que o seu início é para breve.
 
A Agrolider está também presente nas províncias do Kuanza Sul e Huíla, ambas com produção virada para a fruticultura e horticultura.
 
NME // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Angola (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana