segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Moçambique: SEMANA NACIONAL DE SAÚDE ARRANCA HOJE NO PAÍS

 

Verdade (mz)
 
De 26 a 30 de Novembro corrente todas as crianças entre zero e cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde mais próximos dos seus bairros para serem vacinadas contra a pólio e desparasitadas contra as lombrigas, incluindo a mulher em idade fértil vá também, segundo o apelo do Ministério da Saúde, que assegura a existência de brigadas móveis nas comunidades para levarem a cabo as mesmas actividades.
 
A vacina contra a pólio e suplementação com Vitamina A é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças, de forma a protegê-las contra as doenças infecciosas.
 
O pelouro da Saúde espera atender mais de quatro milhões de crianças menores de cinco anos e cerca de 500 mil mulheres em idade reprodutiva com vista a melhorar a sua saúde.
 
Em todo o país, as crianças entre zero e cinco anos de idade serão vacinadas contra a pólio. As com idade entre os seis e 59 meses receberão o suplemento de Vitamina A, enquanto os petizes a partir de um ano de idade deverão ser desparasitadas contra as lombrigas.
 
O Ministério da Saúde explica, num comunicado enviado ao @Verdade, que a desparasitação e a suplementação com a Vitamina A devem ser feitas de seis em seis meses.
 
As vacinas contra a poliomielite e outras doenças obedecem ao programa previsto no calendário do Programa Alargado de Vacinação.
 
Na mesma semana, os homens e as mulheres em idade reprodutiva, que estiverem interessados, que se dirijam a qualquer posto de saúde mais próximo da sua residência para beneficiarem de sessões de aconselhamento sobre o planeamento familiar e receberem anticonceptivos de acordo com as suas escolhas.
 
A Semana Nacional de Saúde decorrerá em todas as unidades sanitárias do país.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana