terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RTP-PSP-IMAGENS: EMBRÓGLIO NÃO É LANA-CAPRINA MAS SIM RELES RELVAS

 


Nuno Santos: "Caiu a máscara ao presidente da RTP"
 
Cláudia Reis – Jornal i
 
Nuno Santos disse que a administração da RTP entendeu as suas declarações "como graves infracções disciplinares" e que isso terá justificado o seu despedimento por justa causa.
 
Nuno Santos disse mesmo que: "Caiu a máscara ao presidente da RTP".
 
O ex-director de Informação do canal público acusou ainda a administração de promover o seu "silenciamento", apelando à presidente da Assembleia da República para que se pronuncie em relação à "protecção dos cidadãos chamados a depor às comissões parlamentares", a propósito do seu processo disciplinar na RTP.
 
"Daqui lanço um apelo à senhora presidente da Assembleia da República para que se pronuncie, não sobre mim ou sobre este caso em concreto, mas sobre a protecção de que devem gozar cidadãos chamados a depor nas Comissões Parlamentares", afirmou o ex-director de Informação da RTP, que convocou a comunicação social para uma conferência de imprensa em que explicou a sua posição relativamente ao processo disciplinar que lhe foi movido pelo Conselho de Administração da RTP com vista ao seu despedimento.
 
O ex-responsável foi mais longe afirmando: "Aquilo que cada um de nós diz, nessa condição de cidadãos, perante as comissões [parlamentares] não pode ser condicionado, à partida, com medo das represálias que possamos sofrer por alguém poder ver nessas declarações delito de opinião, algo que há mais de 38 anos está banido da ordem jurídico-constitucional portuguesa".
 
RTP. PSD e CDS-PP querem viabilizar audições, menos comissão de trabalhadores
 
Jornal i - Lusa
 
A maioria PSD/CDS-PP vai viabilizar hoje a audição do diretor geral de conteúdos, da produtora Ana Pitas, do ex-subdiretor de informação, do diretor adjunto de informação da RTP, disse à Lusa o deputado democrata-cristão Raul Almeida.
 
Em causa está um requerimento apresentado pelo BE que vai ser votado na comissão parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação e que inclui também a comissão de trabalhadores da RTP, entidade cuja audição a maioria não vai viabilizar.
 
Raul Almeida justificou que só será viabilizada a audição de quem foi "parte deste processo e o conhece diretamente".
 
"O CDS quer ouvir todos os envolvidos com celeridade e em tempo útil, porque a permanência na praça pública deste assunto prejudica a imagem da RTP, que nós queremos preservar", disse Raul Almeida.
 
O deputado democrata-cristão ressalvou que apesar de não concordar com os considerandos do requerimento do BE vai votar favoravelmente as audições propostas, (com exceção da comissão de trabalhadores) numa posição que, disse, é "coordenada" com o PSD.
 
"Viabilizaremos a vinda dos intervenientes. Queremos que rapidamente a RTP seja deixada a fazer aquilo que faz melhor, que é serviço público", disse.
 
No final de novembro, a administração da RTP emitiu um comunicado no qual afirmava que os "responsáveis da direção de informação facultaram a elementos estranhos à empresa" imagens dos incidentes ocorridos a 14 de novembro. Na sequência desta polémica, o diretor de informação da RTP, Nuno Santos, anunciou a sua demissão do cargo, rejeitando essa acusação.
 
Num esclarecimento divulgado após notícias sobre a alegada cedência pela RTP de imagens da manifestação do passado dia 14, a PSP referiu que "não possui, nem nunca teve na sua posse, quaisquer imagens dos operadores televisivos que não sejam as emitidas pelos diversos canais dessas televisões".
 
Leia também no Jornal i:
 
*Título PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana