terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Brasil: SANTA MARIA HOMENAGEIA AS VÍTIMAS




Deutsche Welle

Manifestação organizada na internet lembrou as 231 vítimas do incêndio fatal com balões, flores e cartazes. Ainda há feridos em estado grave. Após primeiras detenções, polícia investiga causas da tragédia.

Entre 10 e 15 mil pessoas participaram de uma passeata na noite desta segunda-feira (28/01) em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria. Vestidos de branco, os manifestantes reuniram-se em frente à Catedral Diocesana e caminharam em direção ao local da tragédia.

Carregando cartazes, os participantes da marcha fizeram um minuto de silêncio e soltaram 231 balões brancos – um para cada vítima do incêndio do último fim de semana – em frente à boate. Após cantar o hino do Rio Grande do Sul durante a caminhada, eles gritaram por justiça e depositaram flores no local.

A seguir, as milhares de pessoas seguiram até o Centro Desportivo Municipal, onde a maioria das vítimas foi reconhecida e algumas, veladas. A marcha foi organizada em redes sociais e reuniu sobretudo jovens.

Risco de morte

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o número de mortos em decorrência da tragédia ainda pode aumentar, pois 75 dos 121 feridos ainda estão em estado grave. Muitos dos pacientes em estão em estado mais crítico são os intoxicados gravemente com a fumaça do incêndio. "São pacientes que se encontram em cuidados intensivos, com a ajuda mecânica para respirar", afirmou o ministro em Brasília.

Outros em estado grave são aqueles que sofreram queimaduras graves. Para tratá-los, o Ministério da Saúde pediu ajuda a profissionais de hospitais de referência no Rio de Janeiro e do Paraná e do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Padilha também informou que o governo brasileiro contatou bancos de pele de países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Peru, para que apoiem o país caso seja necessário realizar enxertos de pele.

Os casos críticos incluem ainda pacientes que necessitam de diálise permanente e medicamentos para manter a pressão sanguínea. Apesar de Santa Maria ter 30 leitos de UTI, muitos dos casos graves foram transferidos para Porto Alegre.

Alguns dos pacientes já deixaram a UTI, no entanto novos casos críticos ainda podem surgir. Segundo Padilha, 30 pessoas procuraram atendimento nesta segunda-feira por apresentarem sintomas como tosse e falta de ar.

Primeiras detenções

Enquanto isso, a polícia municipal prendeu os primeiros suspeitos de causar a tragédia em Santa Maria. Foram detidos dois dos proprietários da discoteca Kiss e dois integrantes do grupo musical Gurizada Fandangueira, cujo vocalista é acusado de ter lançado um sinalizador dentro da boate.

“Ninguém assumiu ter soltado o sinalizador. [Nos depoimentos, uma pessoa] falou [quem acendeu o artefato], mas nós não vamos adiantar isso ainda”, disse o delegado da Polícia Civil de Santa Maria, Marcelo Arigony, após os primeiros interrogatórios nesta segunda-feira. Além dos quatro detidos provisoriamente, a polícia já ouviu mais de 20 pessoas.

LPF/abr/dpa - Revisão: Alexandre Schossler

Sem comentários:

Mais lidas da semana