quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cabo Verde: PAICV, no poder, marca eleições internas para março e congresso para abril




JSD – VM - Lusa

Cidade da Praia, 09 jan (Lusa) - O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder desde 2001) vai realizar eleições internas diretas para a liderança a 10 de março e o congresso para 26 a 28 de abril, anunciou hoje fonte partidária.

Numa conferência de imprensa, Filomena Martins, membro da Comissão Política Nacional do PAICV, que se reuniu na terça-feira na Cidade da Praia, indicou hoje que, face aos atrasos nalgumas eleições regionais do partido, a votação para a presidência foi atrasada uma semana para que todo o processo interno possa concluir-se.

Quanto a eventuais candidatos à sucessão de José Maria Neves, na liderança do partido também desde 2001, Filomena Martins nada adiantou, nem mesmo se o também primeiro-ministro, igualmente desde 2001, se recandidatará a novo mandato.

Quanto ao Congresso, o XIII, a responsável do PAICV adiantou que decorrerá de 26 a 28 de abril, estando prevista a participação de 507 delegados, a que se juntarão outras cerca de duas centenas de convidados permanentes e internacionais.

Filomena Martins nada adiantou também sobre o local do conclave, que se realizará depois do Movimento para a Democracia (MpD, maior força da oposição), marcado para março e em que estará igualmente em causa a liderança de Carlos Veiga, uma vez que o antigo primeiro-ministro (1991/2000) já disse que não se apresentará.

A última vez que o PAICV se reuniu em Congresso aconteceu de 23 a 25 janeiro de 2010, quando José Maria Neves foi reeleito líder com uma moção de estratégia que contou com 87 por cento dos votos dos delegados e uma direção de 57 membros.

Desde então, José Maria Neves tem sido coadjuvado no Conselho Nacional do PAICV por um triunvirato de vices, integrado por Basílio Ramos (ex-secretário-geral), Manuel Inocêncio Sousa (ex-ministro de Estado e das Infraestruturas) e Orlando Sanches, presidente da Câmara de Santa Cruz (ilha de Santiago).

Sem comentários:

Mais lidas da semana