domingo, 27 de janeiro de 2013

Cabo Verde: Povo saiu à rua com um brilhozinho nos olhos e uma lágrima no canto do olho



JSD – PA – Lusa, foto em Sapo Desporto

Cidade da Praia, 27 jan (Lusa) - Milhares de cabo-verdianos saíram hoje às ruas da Cidade da Praia para festejar a passagem de Cabo Verde aos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas (CAN), celebrando-a como se tivesse sido já campeão.

As principais avenidas da capital cabo-verdiana estão "pintadas" de azul, com centenas de viaturas a buzinar e milhares com bandeiras, apitos, cânticos e danças, onde só surgem sorrisos enormes, tal a euforia provocada pela vitória sobre Angola (2-1) e consequente apuramento para a fase seguinte da prova que decorre na África do Sul.

Os cerca de dois quilómetros de extensão da Avenida Cidade de Lisboa, onde se situa a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), estão totalmente preenchidos com carros e adeptos, de todas as idades, dando cor e animação à capital que, antes e durante o encontro, estava praticamente vazia.

O Parque 5 de Julho, palco tradicional do visionamento dos jogos através de dois ecrãs gigantes - hoje funcionou só um devido a uma avaria -, estava apinhado, com milhares de cabo-verdianos a torcerem em cada jogada de ataque dos "Tubarões Azuis", mantendo a esperança mesmo depois da infelicidade do central Nando, que introduziu a bola na sua própria baliza, aos 33 minutos da primeira parte.

O mesmo se passou na Praça Grande do Palmarejo, onde centenas de cabo-verdianos assistiram ao jogo num ecrã de médias dimensões e não esmoreceram quando o intervalo chegou com um resultado negativo.

A primeira grande manifestação de alegria no Parque 5 de Julho, deu-se aos 81 minutos de jogo, quando Fernando Varela empatou o jogo, já após uma outra, mais pequena, ter ocorrido quando, no outro jogo do Grupo A, a África do Sul empatou diante de Marrocos.

Com dez minutos a festejar, os cabo-verdianos tiveram uma explosão ainda maior, quando, em cima do minuto 90, Heldon marcou o segundo golo dos "Tubarões Azuis", dando a primeira vitória em três jogos a Cabo Verde, estreou numa fase final da CAN.

Pouco depois, o jogo terminou e a festa extravasou imediatamente para as principais avenidas da capital, onde se tornou entretanto impossível circular.

"O céu é o limite", foi o mesmo que disseram à agência Lusa Alcino Cardoso, bem como um adepto que, por ironia, se chama José Eduardo dos Santos, tal como o presidente de Angola.

"Já não temos nada a perder, já ganhámos tudo o que tínhamos a ganhar", sintetizou António Silva ("Tober"), vereador da Câmara da Praia, aludindo à inédita participação de Cabo Verde numa fase final da CAN, um "pequeno arquipélago", de cerca de 500 mil habitantes, que está a "surpreender" o mundo do futebol.

No Grupo A, além de Cabo Verde, que empatou a zero com a África do Sul e a um golo com Marrocos, também a anfitriã se apurou para os quartos-de-final da prova.

Segundo a Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), a festa estende-se a todas as nove ilhas habitadas do arquipélago, devendo prolongar-se pela noite dentro.

"Há muitos anos que o país não se unia em torno de algo", lembrou um ouvinte da RCV, congratulando-se com a qualificação e realçando que só se recorda de idêntica situação quando Cabo Verde acedeu à independência, em 1975.

Sem comentários:

Mais lidas da semana