segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Chefe das Forças Armadas do Senegal em visita "de amizade e de trabalho" à Guiné-Bissau




FP – PJA - Lusa

Bissau, 28 jan (Lusa) - O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas do Senegal, general Mamadou Sow, iniciou hoje uma visita "de amizade e de trabalho" à Guiné-Bissau com uma reunião com o seu homólogo guineense, António Indjai, para "troca de experiências".

Numa curta declaração aos jornalistas após a reunião, também breve, com António Indjai, o responsável das Forças Armadas do Senegal disse que a visita serve para trocar experiências, "ouvir conselhos" e debater questões como as relacionadas com as fronteiras comuns.

Mamadou Sow disse que tem com António Injai uma relação de amizade, já que os dois foram no passado comandantes de zonas contíguas, o general senegalês da zona de Ziguinchor, no sul do país, e António Injai da zona norte da Guiné-Bissau, que faz fronteira com o Senegal.

Nomeado chefe das Forças Armadas do Senegal há cerca de dois meses, o general considera que é normal uma visita ao país vizinho, para troca de experiências.

Mamadou Sow lembrou que está na Guiné-Bissau um contingente senegalês, no âmbito das forças da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que foram colocadas no país após o golpe de Estado de 12 de abril do ano passado, e que por isso a visita se destina também a estar com essas forças, "ver como trabalham e em que condições trabalham".

Os cerca de 200 militares senegaleses estão na Guiné-Bissau integrados na Ecomib (Força de alerta da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e a sua ação é sobretudo na área da Saúde e da Engenharia.

Mamadou Sow visita na terça-feira o Hospital Militar e encontra-se depois com a companhia de Engenharia Militar do Senegal. Tem também um encontro com o Presidente da República de transição, Serifo Nhamadjo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana