segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Angola: BENFICA EM LUANDA, INFLAÇÃO BAIXOU, COMBATE À EVASÃO FISCAL




Benfica assinou acordo para criação de escola de futebol em Luanda

28 de Janeiro de 2013, 14:16

Luanda, 28 jan (Lusa) - O Sport Lisboa e Benfica e a Escola Portuguesa de Luanda (EPL) assinaram hoje na capital angolana um acordo para a criação de uma escola de futebol, numa cerimónia apadrinhada pelo antigo jogador angolano Pedro Mantorras.

O acordo foi assinado por Armando Jorge Carneiro, diretor-geral do Benfica e responsável do Centro de Formação e Treino dos encarnados, no Seixal, e por Dino Paulo, ex-aluno da EPL e diretor da Escola Geração Benfica da Maianga, Luanda.

Numa primeira fase, a Escola da Maianga vai funcionar na EPL, e posteriormente, quando tiver outras instalações, receberá também alunos de outras escolas e instituições.

Em declarações à agência Lusa, Armando Jorge Carneiro salientou que este projeto, iniciado há um ano e que conta já com uma escola de futebol para jovens no Mindelo, Cabo Verde, funciona em sistema de "franchising".

"Temos parceiros. Isto é um sistema de 'franchising', no fundo. Vamos disponibilizar todos os nossos meios. Virão para Angola treinadores-formadores, para darem formação aqui também a treinadores angolanos", disse.

"Queremos basicamente apoiar na formação de atletas e crianças, disponíveis para prática do futebol e prática do desporto", acrescentou.

A Escola da Maianga será a segunda em Luanda, na sequência da assinatura na passada quinta-feira de idêntico acordo para a abertura da Escola Geração Benfica do Cajueiro, em Luanda Sul.

"E perspetivam-se mais escolas por Angola. Não só em Luanda, mas pelas províncias. Este é o nosso desejo, trazer os nossos valores, os nossos princípios, a nossa metodologia de treino e lançar aqui um lastro de benfiquismo. O Benfica tem de ser cada vez maior e tem de se renovar", acentuou o dirigente benfiquista.

Quanto à descoberta de talentos, Armando Jorge Carneiro frisou que o objetivo principal é a formação.

"O que queremos é que os miúdos nestas idades se divirtam e tenham prazer a jogar futebol. É nesse espírito que estamos aqui, logicamente que não descuramos os talentos. Angola tem muitos talentos", salientou, destacando que atualmente o Benfica tem quatro atletas de origem angolana na formação.

EL // NF.

Angola registou em 2012 a taxa de inflação mais baixa desde 2002 -- Banco Nacional

28 de Janeiro de 2013, 15:59

Luanda, 28 jan (Lusa) - Angola registou em 2012 uma taxa de inflação de 9,02 por cento, "a mais baixa" desde o fim da guerra civil, em 2002, destaca hoje o Banco Nacional de Angola (BNA) em comunicado divulgado em Luanda.

O documento, saído da reunião mensal do Comité de Política Monetária do BNA, refere que, em dezembro de 2012, a taxa de inflação mensal foi de 0,99%, e que as classes de "Alimentação e Bebidas Não-Alcoólicas", "Bens e Serviços Diversos" e "Vestuário e Calçado", foram as que registaram maiores variações dos preços naquele mês.

"O crédito à economia cresceu 1,12% no mês de dezembro, mantendo a tendência verificada ao longo dos meses anteriores", lê-se no comunicado.

A taxa de câmbio média de referência da moeda angolana, o kwanza, relativamente ao dólar situou-se em 95,826 no final de dezembro, e em 2012 observou-se uma "ligeira depreciação" de 0,57%, que o BNA considera evidenciar a "estabilidade" da moeda nacional.

Quanto às decisões adotadas pelo Comité de Política Monetária, o destaque vai para a redução da Taxa Básica de Juro, a chamada Taxa BNA, que passou de 10,25% para 10% ao ano.

Foi ainda decidido reduzir a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez, de 11,5% para 11,25% ao ano e a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, de 1,5% para 1,25% ao ano.

Entretanto, no quadro dos debates em curso a nível de comissão do parlamento angolano sobre o Orçamento Geral de Estado para 2013, o governador do BNA, José de Lima Massano, disse que no quadro macroeconómico, até 2015, as reservas internacionais líquidas de Angola deverão rondar os 35 mil milhões de euros.

Em 2012, as reservas internacionais atingiram 30 mil milhões de euros contra os 23,7 mil milhões registados no ano anterior.

Quanto à liquidez dos bancos comerciais, José Massano explicou que o Banco Nacional de Angola acompanha a evolução dos mercados com particular incidência sobre os níveis de liquidez. "Os dados mais recentes disponíveis dizem que vamos numa liquidez geral a nível dos 118 por cento", disse, acrescentando que "não há motivos para o não pagamento, em tempo, dos bancos comerciais".

O OGE para 2013 foi aprovado na generalidade no passado dia 15 e a votação final está agendada para 14 de fevereiro.

EL // PJA

Governo angolano quer aumentar base tributária e combater evasão fiscal e economia informal

28 de Janeiro de 2013, 16:19

Luanda, 28 jan (Lusa) - As autoridades angolanas estão a desenvolver um programa de educação fiscal de sensibilização da população para aumentar a base tributária e, ao mesmo tempo, garantir um controlo fiscal mais acentuado, refere hoje o diário Jornal de Angola.

Citando a diretora do Orçamento, do Ministério das Finanças, Arlete de Sousa, numa intervenção no programa "Tendências e Debates", da Rádio Nacional de Angola, o diário escreve que o executivo "decidiu apostar no alargamento da base tributária e dar um combate mais cerrado à economia informal e à evasão fiscal".

O objetivo é que a receita fiscal não-petrolífera, que representa 17 por cento no Orçamento Geral do Estado, atinja os 24 por cento dentro de quatro anos.

Mas a grande meta do executivo é aumentar a base tributária, combatendo a evasão fiscal.
Dados de 2011, referidos pelo diretor Nacional de Impostos, Leonel Silva, em entrevista à agência Angop, apontam para a existência de mais de 30 mil empresas sem atividade tributária há mais de cinco anos.

No mesmo período, em Angola estavam registados na Direção Nacional dos Impostos apenas 120.482 contribuintes.

EL //JMR.

Sem comentários:

Mais lidas da semana