terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Moçambique: CHUVAS MATAM DUAS CRIANÇAS, REFUGIADOS EM MAPUTO APREENSIVOS




Chuvas no norte de Moçambique provocam a morte de duas crianças

29 de Janeiro de 2013, 14:56

Nampula, Moçambique 29 jan (Lusa) -- As chuvas que começaram a cair no norte de Moçambique causaram segunda-feira à noite o desabamento de uma casa perto de Nampula, causando a morte de duas crianças.

Os dois irmãos, com 11 e 13 anos, residiam na unidade comunal Marim Nguabe, nos arredores da cidade de Nampula, e foram atingidos pela queda de uma das paredes da casa onde se encontravam a dormir, devido à força da chuva que caiu.

Os dois menores foram hoje sepultados no cemitério local.

Relatos, ainda não confirmados, referem o desaparecimento de uma mulher que pretendia atravessar um riacho, em Namicopo, nos arredores da cidade.

As fortes chuvadas que caem em Nampula poderão interromper a circulação de comboios de transporte de mercadorias para a cidade portuária de Nacala e dezenas de casas de construção precária foram total ou parcialmente destruídas.

O aumento do número de famílias necessitadas, na sequência das enxurradas em Nampula, ocorre poucos dias depois do secretário permanente da província, Manuel Guimarães, ter afirmado, em conferência de imprensa, que não havia quaisquer sinais de alarme naquela província do norte de Moçambique.

Desde o início da época das chuvas, em outubro, 68 pessoas perderam a vida em Moçambique, principalmente no sul do país, e mais de 150 mil foram desalojadas.

LYR // PJA.

Refugiados das cheias em Maputo não sabem como vai acabar o drama

29 de Janeiro de 2013, 15:47

Manuel Matola (texto) e António Silva (fotos), da Agência Lusa

Maputo, 29 jan (Lusa) - Aos 17 anos, Filda deu à luz um rapaz, por cesariana, mas, um dia após abandonar o hospital, as fortes chuvas que assolam Moçambique destruíram todo enxoval do bebé e a casa dos pais onde morava.

Hoje, ela, o filho e marido estão albergados num centro de acomodação no bairro Hulene, arredores de Maputo, onde partilham o mesmo espaço com outras 142 pessoas vítimas das cheias.

"O bebé bebeu muita água no dia de chuva. Toda a roupa foi com a água", conta à Lusa, sentada numa esteira ao lado da sua mãe, que também lamenta a destruição por completo da residência de quatro quartos.

"O bebé não tem roupa para usar. Não tem nada. Estamos aqui a sofrer. Estamos todos os dias a comer feijão com arroz, quando eu sofri cesariana. Eu não posso comer essa coisa de feijão, xima (feito à base de farinha de milho) a toda hora por causa de cesariana. Mas, assim que estou a sofrer, estou a comer, quando não é direito de eu comer agora, porque o bebé nem um mês tem", refere.

No enorme salão da Escola Secundária Força do Povo, em Hulene, foram albergadas dezenas de famílias após as suas casas terem sido atingidas pelas chuvas, que já fizeram 68 mortos e afetaram 150 mil pessoas, desde outubro, segundo dados governamentais.

As histórias de cada uma das vítimas abrigadas naquele estabelecimento escolar têm um ponto comum: ninguém sabe como tudo vai terminar.

Em conversa com a Lusa, Isaura, mãe da Filda, descreve o drama que a sua família vive desde 15 de janeiro, quando as fortes chuvas arrastaram a sua casa abrindo uma enorme cratera em Laulane, um dos bairros pobres de Maputo.

"Agora eu não tenho casa. Foi com chuva. Estou aqui na escola a sofrer com uma criança, não estou a dormir bem, não tenho esteira, não tenho nada. Todos os dias estou a comer feijão com sardinha. A minha filha tem um bebé pequeno, que nasceu por cesariana e ia morrer com aquela chuva", afirma Isaura, ao lado dos seus netos, que e não sabem quando vão voltar à escola.

Também Maria Eugénia perdeu a sua residência com as cheias, mas não vive no centro de acolhimento, porque alguém lhe concedeu um pequeno quarto contíguo a uma casa. Todas as manhãs, Eugénia desloca-se à Escola Secundária Força do Povo para ouvir o que as autoridades governamentais vão dizer sobre o seu futuro. O seu marido também vai ao mesmo centro de acolhimento esperar pela mesma resposta, mas apenas durante a noite.

"Não consegui recuperar nada. Só aproveitei a roupa", refere.

Em declarações à Lusa, Manuel Marcos, responsável pelo centro, assegura que esta semana a situação melhorou, mas as preocupações das dezenas de famílias ai alojadas mantêm-se.

"Nós aqui estamos preocupados em ter sítio para viver. Já que vê, estamos aqui no mesmo sítio e é uma vida que não acostumamos. Para temos paciência, porque não somos nós só. Estamos a ver outros irmãos lá em Gaza, também estão a passar mal. Mas a necessidade maior é ter lugar para viver. Quanto à alimentação, não temos dificuldades", afirma.

MMT // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana