terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PONTEMKINE E GASPAR, A MESMA LUTA!




Nuno Ramos de Almeida* – Jornal i, opinião – foto Rafael Marchante/Reuters

Os produtores de falsos cenários de propaganda devem perceber que um dia a realidade lhes vai aterrar em cima, e nessa altura não haverá fantasia que os safe das populações

Durante o reinado de Catarina II da Rússia foi nomeado governador da Crimeia o seu favorito Grigory Potemkine. Passados uns tempos, a czarina organizou uma viagem de dignitários estrangeiros, “os mercados” da altura, à Crimeia para mostrar os enormes progressos que o domínio da Rússia tinha concedido a estes locais inóspitos da Ucrânia. O objectivo era garantir a sua aquiescência em relação ao domínio russo e até agilizar o investimento e comércio do estrangeiro para o império. A viagem foi directamente organizada pelo favorito da monarca, os dignitários estrangeiros desceriam o rio e veriam a distância segura as novas aldeias construídas pelo ocupante russo e a vida feliz das populações. Potemkine construiu aldeias de cenário que tinham o aspecto das mais ricas povoações da Alemanha e escolheu os aldeões mais gordos e luzidios e vestiu--os como camponeses da Baviera, com um ar contente como se tivessem saído de um festival da cerveja. A visita foi um êxito, o favorito manteve as largas prerrogativas com a monarca e os dignitários estrangeiros emitiram pareceres, o que agora seriam notações, positivas sobre o desenvolvimento da Rússia.

A verdade é que a Rússia continuava tão miserável como antes, mas na opinião de quem mandava estava em amplo progresso. E isso bastava para o legitimar externamente.

Com as devidas distâncias de época, é a isso que temos assistido nas últimas semanas em Portugal: o bem sucedido leilão da dívida e o anunciado défice de 5% são duas aldeias de Potemkine. Tanto um como o outro se baseiam em premissas fantasiosas. Portugal vendeu dívida porque ela era garantida pelo Banco Central Europeu. Se essa garantia tivesse sido dada antes, há muito que os juros teriam descido dos valores estratosféricos a que os levaram a especulação dos mercados para os valores de bom negócio especulativo que atingiram a semana passada.

A mesma coisa se passa em relação ao défice. As contas estão convenientemente maquilhadas: para nós conseguirmos baixar a nossa dívida dos 120% do PIB para os 60% que estão estipulados para permanecermos no euro, seria preciso que nos próximos 20 anos, depois de pagos os juros da dívida, tivéssemos anualmente um saldo positivo de 5 mil milhões de euros – valor nunca atingido durante a nossa história. Estes 5%, muito longe desse objectivo, só se devem à inclusão de uma receita extraordinária que não se vai repetir: a venda da empresa pública ANA por 3080 milhões, dos quais são contabilizados para o défice deste ano 800 milhões.

Os mercados podem parecer contentes com as manobras de ilusionismo do governo, mas na realidade – tal como os trabalhadores que receberem o salário em duodécimos podem ter a impressão que recebem o mesmo embora no fim do ano lhes tenham sacado grande parte do ordenado – a economia portuguesa de facto afundou-se. A dívida aumentou, o número de falências cresceu e o desemprego real já passa os 20% dos trabalhadores. Portugal está numa crise profunda que as contabilidades criativas e as manobras de propaganda não vão conseguir escamotear.

Potemkine tem a glória de ter dado o nome ao couraçado que simbolizou uma das primeiras revoltas russas. Quem escamoteia deve saber que um dia a verdade virá ao de cima e que a realidade mandará mais que a ficção.

*Editor-executivo - Escreve à terça-feira

Sem comentários:

Mais lidas da semana